Pular para o conteúdo principal

Imagem da fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Projeto leva cursos audiovisuais on-line para jovens da Regional Leste

04/03/2021 | 15:59 | atualizado em 04/03/2021 | 19:14

Dois cursos voltados para a área de comunicação audiovisual serão oferecidos pela Prefeitura a jovens com idade entre 14 e 18 anos, moradores nos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, na Regional Leste. As inscrições podem ser feitas neste mês de março e os cursos serão realizados em abril e maio. A iniciativa faz parte do Projeto Educomunicação, que visa promover o protagonismo juvenil entre moradores de áreas de alta vulnerabilidade social, retirando estes jovens da rota da criminalidade.

O Projeto Educomunicação é um dos eixos do Programa de Prevenção nos Territórios, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, que é desenvolvido nos três bairros, apontados em mapeamento social e econômico como áreas onde se verificou alto risco de envolvimento da juventude com a criminalidade. O objetivo é desenvolver ações específicas a partir do estabelecimento de vínculos entre os moradores e os equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social ali existentes, formando uma rede de proteção social para esses jovens e suas famílias.

Desenvolvido por meio da parceria firmada com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), o Projeto Educomunicação tem como proposta desenvolver transformações positivas nas escolas e nas comunidades, a partir dos próprios jovens, propondo para isso a realização de experimentações em laboratórios de fotografia e áudio. A iniciativa visa promover o protagonismo juvenil por meio de oficinas que abordam três tipos de linguagem: a audiovisual, a das artes gráficas e a da fotografia.

Em decorrência da pandemia, estão sendo oferecidas atividades de forma virtual, com dois cursos da categoria denominada como de Expressão Cidadã. São eles:
 

  • Curso para a Construção de um Guia-Aplicativo para celular, para possibilitar a divulgação e compartilhamento de oportunidades de trabalho, de eventos culturais e de manifestações artísticas entre os jovens.
  • Curso de Criação Gráfica e Audiovisual, para permitir que os participantes colaborem na criação de uma campanha de comunicação voltada para o tema: Promoção da Igualdade de Gêneros.


Cada um dos cursos terá 4h/aula por semana e ambos acontecerão nos meses de abril e maio, pela internet, com videoaulas e a opção de esclarecer dúvidas pelo WhatsApp.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dcri@pbh.gov.br.