Pular para o conteúdo principal

A primeira dama, Ana Laender, posa para a foto abraçada com uma idosa, que está sentada de frente para um computador
Foto: Adão de Souza/PBH

Projeto Gentileza Digital incentiva a inclusão de idosos no mundo da informática

09/10/2018 | 20:49 | atualizado em 17/10/2018 | 19:48

Com apoio da Prodabel e em parceria com o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus e a Associação Comunitária Nova Gameleira, foi lançado, na tarde desta terça-feira, dia 9, o projeto Gentileza Digital. Idealizado pelo Movimento Gentileza, ação voluntária coordenada pela primeira-dama do Município, Ana Laender, o projeto vai levar a inclusão digital para idosos das 28 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte, contribuindo assim para melhor qualidade do envelhecimento e participação social dos idosos. 
 

O lançamento aconteceu na Casa da Esperança, mantida pelo Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus no bairro Floramar, na região Norte de Belo Horizonte.
 

As ILPIs receberão a infraestrutura tecnológica adequada - equipamentos de informática e conexão à rede - para viabilizar o aprendizado digital dos idosos e cursos ministrados por monitores treinados, que farão o acompanhamento dos alunos.
 

Para viabilizar o ensino dos idosos, a Prodabel desenvolveu uma metodologia e um software específico para ser utilizado com os alunos que, em sua maioria, têm pouco ou nenhum contato com o mundo digital.  Os computadores foram obtidos por meio de doação e disponibilizados pela Prodabel, que também ofereceu o treinamento aos monitores. 
 

O diretor-presidente da Prodabel, Leandro Garcia, destaca o papel da empresa no projeto junto às ILPIs. “Aprender informática, para nós profissionais que lidamos nessa área diariamente, pode parecer uma coisa simples. Mas, para o idoso, que nunca mexeu com isso, é complicado e tem que haver uma dedicação especial por parte de quem ensina. É uma porta para um mundo novo que se abre para os idosos”, afirmou.
 

Diretor geral do núcleo assistencial, Arthur do Nascimento relembra o início da parceria com o Movimento Gentileza. “Entre as parcerias da Casa Esperança, surgiu essa ideia, com os computadores doados à Prodabel, de levar a inclusão digital para os idosos. Esse é um projeto muito bonito que vai refletir na vida e na felicidade dos idosos”, considerou.

 

 Projeto-piloto

Em uma primeira etapa do projeto Gentileza Digital, serão beneficiadas 15 ILPIs de Belo Horizonte. A previsão é que o projeto seja implantado nas 13 instituições restantes até janeiro de 2019.
 

Antes de levar o Gentileza Digital às ILPIs, o Movimento Gentileza e a Prodabel desenvolveram o projeto-piloto na Casa da Esperança, que abriga, no bairro Floramar, idosos em regime de acolhimento de longa permanência (proteção especial de alta complexidade).
 

O projeto-piloto teve o objetivo de facilitar a aproximação dos idosos com as tecnologias digitais, com estratégicas focadas em conhecimentos básicos da informática e utilização da internet; inserção nas redes sociais conforme o interesse de cada um; e utilização dos aplicativos criados como forma de estimular as funções cognitivas dos idosos.
 

A partir do diagnóstico no projeto-piloto, a Prodabel realizou pesquisas de softwares, aplicativos e adaptações das telas e acessos dos computadores utilizados pelos idosos para o projeto desenvolvido nas ILPIs. Também foi elaborada uma cartilha ilustrativa que deve orientar os idosos residentes nas ILPIs sobre o uso do computador.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Três crianças descem em escorregador inflável durante o dia. BH é da Gente tem blitz junina, oficinas de esporte e recreativas no dia 23/6

Programa tem blitz junina nas unidades Savassi (Centro-Sul) e Araribá (Noroeste) e brincadeiras infantis na unidade Silva Lobo (Oeste).

19/06/2019 | 20:49
Vegetação verde em caminho que tem uma passarela acima. Paisagem do Parque Nossa Senhora da Piedade. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, entre os dias 20 e 23/6.

19/06/2019 | 16:03