Pular para o conteúdo principal

Imagem da Praça Sete, no Centro de BH
Foto: Qu4rto Studio

Projeto Expedições do Patrimônio debate a história da região central de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove no próximo dia 26, a partir das 14h, a 6ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”. O encontro acontece no formato virtual e terá como tema a história de formação e ocupação da região central de Belo Horizonte. A atividade é destinada a estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais, estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura – pbh.gov.br/patrimoniocultural. As vagas são limitadas. 

 

Com o tema “Região central: o processo de ocupação e a gestão da paisagem”, o encontro proporcionará aos participantes uma viagem pelas diversas fases da história da região em sua pluralidade, diversidade, múltiplos usos e significados. Entre os assuntos abordados estão a proposta da Comissão Construtora da Nova Capital de ordenamento geométrico das ruas, a ocupação setorizada e seletiva da região e o processo real de povoamento, construção, definição e ressignificação de espaços da cidade determinado pela população belo-horizontina. 

 

Também serão abordados os estilos arquitetônicos presentes em diversas edificações públicas, particulares e comerciais com destaque para ecletismo, art decó e o modernismo que são marcantes na paisagem protegida do centro da capital. O encontro abordará ainda os processos de verticalização, diversificação do comércio e dos serviços na região. Por fim, tratará dos avanços, desafios e possibilidades na proteção e gestão da paisagem do conjunto urbano em sintonia com o processo de desenvolvimento e múltiplas demandas da cidade. 

 

O encontro será conduzido por Marco Antônio Silva, historiador e doutor em Educação, coordenador do setor educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura, e Arminda Aparecida de Oliveira, professora e Mestre em Educação, da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura, e terá como convidada Maria Helena de Rezende Costa, Engenheira Civil da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da FMC. Os participantes do encontro receberão um certificado. 

 

O projeto 

 

Desenvolvido desde 2019, o “Expedições do Patrimônio” é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura. A proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. 

 

Em sua primeira edição, o projeto proporcionou um encontro formativo sobre o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte. O encontro aconteceu em 2019, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, território que abriga os fotógrafos que exercem há décadas a profissão na capital. Na segunda edição, o encontro mostrou a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação para Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais. 

 

A região da Pampulha foi o tema da terceira edição, que abordou a história de ocupação desta região, o Conjunto Moderno e as Festas de Iemanjá que acontecem no entorno da Lagoa. A quarta edição abordou o bairro Santa Tereza, marcado por uma particularidade nos modos de vida e relações de sociabilidade resistentes às relações impessoais e influenciadas pela lógica de mercado nas grandes metrópoles. O último encontro, ocorrido em setembro, debateu a história, tradição e diversidade do bairro Lagoinha, região marcada pela vida boemia, o samba, o carnaval, a religiosidade e as lendas urbanas belo-horizontinas, além dos ofícios tradicionais executados por trabalhadores e mestres da cultura popular.