Pular para o conteúdo principal

Plantio do projeto Escola Verde
Divulgação/PBH

Projeto Escola Verde promove mais um plantio coletivo com alunos e comunidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar nesta sexta-feira (9) mais uma edição do Projeto Escola Verde. Desta vez, a ação vai mobilizar a Escola Municipal Dom Orione, na Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, Bairro Ouro Preto, às 9h. O projeto é realizado pela Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Este é um momento-chave para os estudantes, educadores e famílias, que se reúnem para transformar o espaço escolar com o plantio de espécies nativas e conversas sobre educação ambiental. A atividade vai além da arborização, pois ajuda a fortalecer o vínculo entre educação ambiental e cidadania, incentivando o cuidado com o território e o reconhecimento da escola como espaço vivo de transformação.

A diretora de Educação Ambiental da SMMA, Ana Assunção, explica os fundamentos da iniciativa. “O Projeto Escola Verde busca transformar a escola em um ecossistema vivo e sustentável. Ele foi inspirado no estudo da UNESCO de 2024, que aponta os impactos da emergência climática na educação e propõe como resposta a criação de Escolas Verdes. Isso significa que, além de desenvolver conteúdos de educação ambiental, as escolas passam a ter o papel de inspirar e impactar positivamente o microclima da comunidade onde estão inseridas. Em Belo Horizonte, neste mês de maio, três escolas participarão do projeto, que contempla o plantio de árvores, a instalação de meliponários e a implantação de pluviômetros para a medição do volume de chuvas. Essas ações são acompanhadas de um percurso educativo construído com os alunos e toda a comunidade escolar. Nesta sexta-feira, teremos a implantação de 10 árvores na Escola Dom Orione.”

O Projeto Escola Verde tem percorrido diferentes regiões da capital, conectando escolas e a população em torno da ideia de que semeamos agora o que queremos colher como cidade. Em cada árvore plantada, germina também o compromisso com um futuro mais verde, justo e coletivo.

Para saber mais sobre o projeto ou para escolas interessadas em participar das próximas edições, a Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pode ser contatada pelo e-mail: deam@pbh.gov.br.