Pular para o conteúdo principal

Mais de dez pssoas assistem a mulher tocando violino em sala de centro de saúde.
Foto: Camila Rodrigues

Projeto de centro de saúde leva arte e informação sobre saudável aos usuários

criado em - atualizado em

Melhorar as relações interpessoais e conversar sobre a saúde do corpo e da mente são alguns dos objetivos das equipes do Centro de Saúde Bom Jesus, na região Noroeste de Belo Horizonte, que oferecem, quinzenalmente, um momento de cultura, reflexão e aprendizado para uma vida saudável entre os participantes do projeto “Chá com Amor”.

 

Organizadas por servidores do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Equipe de Controle de Zoonoses, as reuniões do “Chá com Amor” abordam temas atuais, como, campanha de vacina, prevenção contra doenças, precauções contra a dengue e realização de ações educativas de forma mais atrativa para a população.

 

Os encontros do grupo acontecem desde o ano passado. No fim de cada reunião, os participantes recebem uma xícara de chá e prestam homenagem a um profissional de destaque do Centro de Saúde Bom Jesus. Os usuários também declamam poesias e pronunciam palavras de afeto, a fim de demonstrar gratidão pelo homenageado, além das mensagens que os trabalhadores compartilham com o público para incentivar a paz e a boa convivência.

 

Segundo Camila Rachel Morais, gerente do Centro de Saúde, todos os profissionais se envolvem com o projeto. “As reuniões ocorrem regularmente dessa forma, com quatro Equipes de Saúde da Família. Cada uma é responsável por organizar o assunto a ser tratado. No final, nós disponibilizamos o espaço para que os usuários participem. Sempre começamos com uma música, mensagem de paz e informações atuais, como a epidemia de dengue”, explica Camila.

 

A vendedora Sueli Zandomenico participa do “Chá com Amor” desde o início e destaca a importância dos encontros. “Sempre fui bem acolhida no Centro de Saúde. Os médicos, enfermeiras e usuários utilizam esse tempo do projeto para promoverem maior contato e discutir questões de diversas áreas da Saúde, que são importantes para a popuação”, destaca Sueli Zandomenico.

 

A aposentada Irene de Oliveira costuma executar algumas canções ao violino nos encontros do projeto. Para ela, os profissionais do Centro de Saúde Bom Jesus são acolhedores em qualquer situação. “Gosto muito de participar do ‘Chá com Amor’ e fico satisfeita com a oportunidade de colaborar, contribuir com um pouco de música nas reuniões do projeto”, conta.

 

De acordo com o médico Wener dos Santos, que acompanha as famílias do Centro de Saúde, a iniciativa de realizar os encontros foi de toda a equipe de servidores, que observaram a carência de projetos que tivessem a participação da comunidade.

 

“O intuito de promover cultura, interação, e claro, saúde, tem repercutido em grande participação e positividade. Os profissionais se sentem mais valorizados devido ao retorno dos usuários, que também se identificam como parte do grupo porque contribuírem nas atividades do projeto ‘Chá com Amor’”, conclui o médico.

 

 

Promoção à saúde

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica do Centro de Saúde Bom Jesus oferece atividades de promoção à saúde, dentre as quais se destacam os projetos: Estimulação Precoce, que tem o objetivo de detectar previamente possíveis atrasos intelectuais em crianças de 0 a 4 anos; Prevenção de Quedas, que trabalha exercícios de fortalecimento e equilíbrio para idosos acima de 75 anos; Hipertensão; Diabetes; Reeducação Alimentar para jovens com mais de 16 anos; Cessação do Tabagismo; e o Bem Viver, que trabalha a socialização através de terapias manuais e atividades ao ar livre.

 

Os moradores da área de abrangência do Centro de Saúde Bom Jesus, na região Noroeste de Belo Horizonte, que desejam saber mais sobre as atividades do “Chá com Amor” podem entrar em contato com os organizadores do projeto, pelos telefones 3277-6004 ou 3277-6054. Ou podem se dirigir ao Centro de Saúde Bom Jesus, localizado na rua Bernardo Cisneiros, 659, bairro Bom Jesus.

 

 

09/10/2019. Chá com Amor. Fotos: Camila Rodrigues/PBH