Pular para o conteúdo principal

Projeto da PBH assegura cuidados para animais de pessoas em situação de rua
Foto: Amira Hissa/ PBH

Projeto da PBH assegura cuidados para animais de pessoas em situação de rua

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte assegura cuidados especiais com a saúde dos animais da população em situação de rua da capital. Cães e gatos desses moradores estão passando por criteriosa inspeção dos profissionais de zoonose da Secretaria Municipal de Saúde, o que já garantiu o atendimento de 280 animais. Além da imunização antirrábica, o Projeto Maloca prevê a aplicação de vacinas, vermífugos e fármacos para o controle de endo e ectoparasitas. Também é ofertada a castração dos animais. Para conscientizar os tutores são repassadas orientações a respeito da guarda responsável. Nesta quarta-feira (22), a equipe realizou uma ação no Bairro Lagoinha, com vacinação e vermifugação dos animais.

O Projeto Maloca foi premiado pelo Ministério da Saúde na última edição da 17ª ExpoEpi: Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento é considerado o maior do país de vigilância em saúde. O projeto conquistou o 1º lugar na categoria “Experiências de Inclusão, Acessibilidade, Diversidade e Equidade no SUS".

A identificação e a abordagem inicial dos tutores em situação de rua são realizadas pelas equipes assistenciais. Após o consentimento do tutor, todo o trabalho da zoonose é planejado para a realização das ações. “O Projeto Maloca, além de contemplar o cuidado e o bem-estar dos animais, extrapola este universo para questões de risco e vulnerabilidade dos tutores que devem ser trabalhadas no campo assistencial pela equipe multiprofissional envolvida no projeto”, explica a gerente de Esterilização de Animais, Aline Bezerra.

O Projeto Maloca foi implantado em 2019 e é realizado de forma interdisciplinar, envolvendo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as Gerências de Zoonoses Regionais (GERZO), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Consultório na Rua.

Animais soltos

A Prefeitura de Belo Horizonte também possui ações de prevenção e cuidado com os cães e gatos soltos nas vias, sem tutores próximos. Os animais são recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na unidade eles passam por uma consulta com veterinário e são feitos os tratamentos necessários.

Cães e gatos aguardam o período de dois dias após a captura para serem resgatados pelos tutores. Expirado o prazo, eles são disponibilizados para adoção nas dependências do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. 

Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar carteira de identidade e comprovante de endereço. Animais adotados, com idade superior a 4 meses, saem castrados e microchipados. Filhotes abaixo de 4 meses saem com a castração garantida.