Pular para o conteúdo principal

Grupo de participantes do Projeto Corredores da Cidade
Foto: divulgação/PBH

Projeto Corredores da Cidade comemora um ano de atividades

criado em - atualizado em

Uma palestra sobre nutrição e um  lanche saudável marcaram as comemorações de um ano do projeto Corredores da Cidade na última quarta-feira, dia 11. A festa foi realizada no Parque Municipal e teve a presença de mais de 130 servidores, além dos monitores. O projeto é uma ação do programa Movimenta PBH, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Unimed-BH, e tem o objetivo de levar uma vida mais saudável aos agentes públicos municipais por meio da prática da corrida e caminhada.

“É uma iniciativa muito boa, pois poucas empresas oferecem este tipo de atividade. Quem participa gosta muito e está firme conosco. Novas inscrições devem ser abertas em janeiro de 2020 e eu recomendo aos servidores participarem do Corredores. É uma grande oportunidade oferecida pela PBH”, destacou Igor Arruda,  instrutor do projeto.

Funcionário da Fundação de Cultura, Victor Louvisi é um dos servidores que está no projeto desde o início. “Eu já fazia corridas esporádicas, mas não tinha uma disciplina. Hoje eu tenho mais regularidade. Estou no nível mais avançado. Faço academia também e pratico vários esportes, até os radicais. Fiquei mais confiante e participei neste ano da Maratona do Rio de Janeiro. Este treino aqui no Parque é muito interessante, pois cada um tem suas metas e o treino é coletivo, o que nos dá um compromisso com o grupo”.

Lilian Cordeiro trabalha na Sudecap e também conta benefícios com a prática da corrida. “Mudei muito meu estilo de vida com este projeto. Sinto mais disposição para tudo. Parece que estou melhor a cada dia. As corridas são intercaladas com outras atividades. Chega a uns cinco quilômetros de corrida em cada aula. A partir de 2020, eu quero me inscrever em corridas de ruas, pois adquiri confiança com estes treinamentos”.


Atividades


Os treinos acontecem no Parque Municipal, desde dezembro de 2018, e no Complexo Esportivo Milionários, na Regional Barreiro, desde junho deste ano, sempre às segundas e quartas-feiras, entre 17h30 e 19h30. As atividades são acompanhadas por um educador físico, que oferece dicas de desempenho, postura e fortalecimento do sentimento de equipe.

Rodolfo Augusto é um dos instrutores dos grupos de corredores e explica que, devido a grande adesão de servidores, os inscritos foram divididos em três grupos: iniciantes, intermediários e avançados. “O intuito é tirar as pessoas do sedentarismo e dar instruções sobre as atividades físicas. Todos nos relatam que o projeto proporcionou melhoras no dia a dia de cada um. Não ficamos somente no caminhar ou correr. Procuramos oferecer uma progressão de treinamento para que todos consigam realizar a atividade proposta”.


Inscrições


Servidores e colaboradores interessados em participar dos grupos no Parque Municipal Américo René Giannetti (Parque Municipal), no Centro da capital, ou no Complexo Esportivo Milionários, no Barreiro, devem enviar um pedido para movimenta@pbh.gov.brpara que seja verificada a disponibilidade de vagas.