Pular para o conteúdo principal

 Projeto Cine Diversidade debate questões sociais
Divulgação/PBH

Projeto Cine Diversidade debate questões sociais

criado em - atualizado em

No mês de novembro, o Cine Santa Tereza recebe o projeto Cine Diversidade, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), que traz para o debate, nesta edição, o tema "Interseccionalidade: raça, classe, gênero e sexualidade". A partir das 19h desta terça-feira (28), dois filmes serão exibidos tendo em foco a questão da identidade e do afeto entre a população negra. A classificação indicativa da sessão é 14 anos.

 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A sessão começa com o curta-metragem “Procura-se Bixas Pretas” (2022), do diretor baiano Vinícius Eliziário, que mostra relatos de pessoas pretas LGBTQIA+ sobre afeto e identidade. Na obra, concorrentes a protagonistas realizam um monólogo que relaciona a ficção dos personagens e as vivências reais dos atores, que se misturam e aparecem na tela. Eliziário conta que se inspirou no longa-metragem “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho, em que o diretor buscou por pessoas anônimas interessadas em contar alguma história de suas vidas e atrizes profissionais imaginaram e interpretaram essas entrevistas.

 

Em seguida, será exibido o filme “Se trans for mar” (2022), da diretora Cibele Appes, uma ficção que conta a história de Iara, atriz e professora de teatro em uma escola pública. Após ser expulsa da casa de seus parentes biológicos, a protagonista foi morar com a família de sua amiga Nina Simone, composta por três gerações de mulheres negras. Apesar das dificuldades corriqueiras, a união atravessa as relações nessa família no morro da Penha, cuja casa também abriga os ensaios de uma companhia de teatro. No mar, Iara derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão entra na sua vida, a atriz descobre que o amor romântico pode ser um lugar possível para ela.

 

Sobre o Cine Diversidade

O Cine Diversidade é promovido pelo CRP-MG com a parceria da Diretoria de Promoção das Artes e da Diretoria de Políticas para a População LGBTQIA+, além do apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo, o que consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.

 

Serviço

Cine Diversidade - Novembro

Data: terça-feira (28), a partir das 19h

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Praça Duque de Caxias)