Pular para o conteúdo principal

Projeto “Cê Tá On” promove segunda rodada de oficinas gratuitas de inclusão digital e empreendedorismo
Foto: Tiago Penna/PBH

Projeto “Cê Tá On” promove oficinas de inclusão digital e empreendedorismo

criado em - atualizado em

Fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo Britânico e o Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (FA.VELA), o Projeto Cê Tá On realizará até o dia 2 de fevereiro a segunda rodada de formações voltadas para o universo digital e empreendedor.

As ações acontecem em 12 telecentros da capital e dentre as atividades oferecidas estão oficinas profissionalizantes e de orientação sobre o uso de plataformas e serviços digitais, empregabilidade, elaboração de currículos, dentre outros.

O programa tem como objetivo promover o acesso democrático à transformação digital em Belo Horizonte, e fortalecer o comportamento empreendedor em regiões historicamente vulnerabilizadas. As oficinas têm vagas limitadas (de acordo com a capacidade de cada telecentro) e para participar a inscrição deve ser feita pela internet.  

Confira o cronograma das oficinas:  

O meu endereço no digital. Já tem um e-mail? 


A importância do seu e-mail para facilitar atividades do dia a dia
Datas: 16/01/2023 das 10h às 12h  
23/01/2023 das 14h às 16h 

Portal gov.br 

Em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação do Governo Federal 
Datas: 31/01/2023 das 10h às 12h  
02/02/2023 das 10h às 12h

Elaboração de currículo

Cadastro e utilização de portais de vagas
Datas: 17/01/2023 das 10h às 12h
24/01/2023 das 14h às 16h

Bora se qualificar no digital? A Prodabel te dá uma força 

Conheça e participe dos cursos profissionalizantes e de empreendedorismo oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte
Datas: 30/01/2023 de 10h às 12h
01/02/2023 de 10h às 12h

Criação de perfil profissional em diferentes redes sociais

Aprenda a vender seu peixe no ambiente virtual
Datas: 18/01/2023 de 10h às 12h
25/01/2023 de 14h às 16h

Empregabilidade para jovens

Inscrições para Jovem Aprendiz em portais especializados
Datas: 19/01/2023 de 10h às 12h
26/01/2023 de 14h às 16h

Os 12 telecentros onde serão realizadas as formações estão localizados nas regionais Norte, Centro-Sul, Oeste, Leste, Barreiro e Noroeste. Clique e confira os endereços.

Sobre o “Cê Tá On”

O projeto terá quatro meses de duração e, durante este período, pessoas educadoras especializadas em habilidades digitais e empreendedorismo estarão alocadas em cada telecentro para, além de dar suporte nos cursos oferecidos, oferecer apoio à população no acesso a serviços digitais como: pagamento de contas, abertura e suporte no acesso a e-mail e redes sociais, elaboração de currículos para fins profissionais e suporte com plataformas de busca de emprego.

O programa também oferta o acesso ao Chamaí, o WhatsApp do Escola, plataforma de formação empreendedora contínua do FA.VELA, que oferece gratuitamente formação empreendedora na palma da mão e de onde usuário estiver.

O atendimento nos telecentros acontecerá de segunda a sábado, de acordo com os dias e horários de cada local. 

Cidadania digital e dignidade para toda a população 

Além das ações realizadas com os telecentros como pontos focais, o Cê Tá On também trabalhará um programa orientado para a população de mulheres trans e travestis em alto grau de vulnerabilidade social. Essa ação pretende aumentar o acesso a oportunidades de emprego e empreendedorismo, permitindo que essas pessoas consigam aumentar sua renda e ter maior autonomia na manutenção de sua dignidade.

Sobre o FA.VELA 

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios de base favelada do Brasil. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com mais de cinco anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país. 

Sobre o UK-Brazil Tech Hub 

Programa do Governo Britânico que se insere na Cooperação Reino Unido e Brasil para o Acesso Digital com o objetivo de apoiar os ecossistemas brasileiros a se tornarem mais inclusivos, diversos e capazes de criar e desenvolver inovações e tecnologias que respondem aos principais desafios locais e globais. O UK-Brazil Tech Hub liderou a renovação do Memorando de Entendimento entre o Reino Unido e a Prefeitura de Belo Horizonte por mais três anos, com o objetivo de cooperar especialmente nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo inovador, tecnologias de impacto e internacionalização de start-ups, pilares da atuação do Hub no Brasil.