Pular para o conteúdo principal

Projeto Cê Tá On encerra série de Jornadas Formativas neste sábado
Foto: FA.VELA

Projeto Cê Tá On encerra série de Jornadas Formativas neste sábado

criado em - atualizado em

O projeto Cê Tá On, fruto de um convênio inédito entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e o FA.VELA, concluirá neste sábado (6) a série de Jornadas Formativas por seis regionais da capital. Passando por diferentes territórios desde o início de maio, o evento que oferece oficinas e mentorias gratuitas sobre empreendedorismo, empregabilidade e segurança alimentar, encerra o ciclo em um dia de atividades, das 9h às 16h30, na Escola Municipal Herbert José de Souza, no bairro Novo Aarão Reis.

 

“Os eventos são oportunidades de mobilizarmos ainda mais pessoas para o projeto e ampliarmos o impacto positivo que o Cê Tá On já tem desempenhado na vida de muita gente.  Incluir e educar sobre o mundo digital é um caminho importante que temos para promover novas oportunidades de emprego, renda e novos negócios para os cidadãos mais vulneráveis”, comenta Fernando Campos Motta, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

 

O Cê Tá On acontece desde novembro de 2022 em telecentros públicos municipais, localizados nas regiões Centro-Sul, Barreiro, Noroeste, Norte, Leste e Oeste. O projeto tem como objetivo promover o acesso ao universo digital e fortalecer o comportamento empreendedor de grupos e territórios historicamente vulnerabilizados. 

 

Diariamente, profissionais especializados realizam plantões nestes telecentros para dar suporte à população na inscrição e participação de cursos gratuitos, oferecidos pela Prodabel, além de orientarem as pessoas sobre o acesso a serviços digitais e realizarem oficinas de formação próprias do projeto.

 

Durante os eventos da Jornada Formativa, são ofertadas oficinas e mentorias. As oficinas são atividades em grupo, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, com vinte vagas disponíveis para cada turma, nos temas: empreendedorismo, empregabilidade e segurança alimentar. As mentorias são atendimentos personalizados para pessoas que já têm conhecimento sobre os temas e desejam orientações mais específicas. São cinco vagas em cada horário, manhã e tarde. Como as vagas são limitadas, é preciso se inscrever previamente em cada telecentro para garantir a participação.

 

O evento deste sábado contará também com três rodas de conversas com vinte vagas disponíveis para cada uma. Serão abordados os seguintes temas: negócio e direitos básicos do consumidor; identificação de oportunidades de negócio e política de Economia Solidária em Belo Horizonte. 

 

"A Jornada Formativa Cê Tá On é uma oportunidade única para que a população atendida pelo programa adquira habilidades empreendedoras e possam transformar seus negócios através de ferramentas e estratégias digitais. Estamos muito felizes com essa parceria de sucesso entre o Governo Britânico, a Prefeitura e o FA.VELA neste projeto que já impactou mais de 6 mil pessoas em Belo Horizonte. Não vamos deixar ninguém de fora das oportunidades da economia digital", destaca Andrea Motta, diretora do UK-Brazil Tech Hub.

 

Sobre o FA.VELA 

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios de base favelada  do Brasil. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com mais de cinco anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país. 

 

Sobre o UK-Brazil Tech Hub 

Programa do Governo Britânico que se insere na Cooperação Reino Unido e Brasil para o Acesso Digital com o objetivo de apoiar os ecossistemas brasileiros a se tornarem mais inclusivos, diversos e capazes de criar e desenvolver inovações e tecnologias que respondem aos principais desafios locais e globais. O UK-Brazil Tech Hub liderou a renovação do Memorando de Entendimento entre o Reino Unido e a Prefeitura de Belo Horizonte por mais três anos, com o objetivo de cooperar especialmente nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo inovador, tecnologias de impacto e internacionalização de start-ups, pilares da atuação do Hub no Brasil.