9 December 2025 -
Para apoiar a criação de espaços verdes nas escolas municipais, a Prefeitura de BH criou o projeto Bosques e Jardins, iniciado em setembro na Regional Noroeste. O Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FMPZB) já forneceu 536 mudas para o plantio nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) Nova Esperança e Cornélio Vaz de Melo e nas escolas municipais Carlos Góis, Arthur Guimarães e Belo Horizonte.
Entre as espécies plantadas estão ipê-branco e pau-mulato, palmeiras (do tipo rabo-de-raposa, solitária e macarthur), frutíferas (pitangueira, amoreira, gravioleira, aceroleira, caramboleira, grumixameira e cacaueiro), além de plantas ornamentais como lírio-amarelo, nolina, calistemo, inhame-roxo, falsa-érica, filodendro, barba-de-serpente, iresine, léia-rubra e outras.
O projeto foi idealizado pelo professor da rede municipal e biólogo Daniel de Alvarenga Boy, em parceria com a FPMZB. Por meio da arborização e da implantação de jardins, a iniciativa fortalece a educação ambiental entre as crianças, estimula o cuidado com a natureza e transforma os ambientes escolares em lugares mais acolhedores, saudáveis e inspiradores.
Daniel destaca que os estudantes precisam de ambientes que favoreçam o contato com a natureza, ampliando as oportunidades de aprendizado, criatividade e desenvolvimento socioemocional. “Para muitas crianças que vivem em contextos com pouca vivência ao ar livre, a interação com o meio natural torna-se ainda mais significativa, permitindo experiências sensoriais, o despertar da curiosidade científica e o fortalecimento de vínculos socioambientais”.
Segundo o professor, ao perceberem a transformação de áreas subutilizadas em belos jardins, os alunos reconhecem a importância da corresponsabilidade com os espaços verdes e se sentem valorizados ao testemunhar o cuidado e o investimento dedicado a esses locais. “São ambientes que contribuem para a redução do estresse, estimulam autonomia e responsabilidade e promovem valores como o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade. A parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica é fundamental, pois garante o fornecimento das mudas utilizadas nas ações de plantio”, conclui Daniel.
