Pular para o conteúdo principal

Três membros da Guarda Municipal dividem a mesa de abertura do Projeto Adote um Músico com três membros da Escola Municipal Dom Orione; adiante, cerca de dez alunos assistem a abertura.
Foto: Divulgação PBH

Projeto Adote um Músico ensina música a alunos do Alto Vera Cruz

criado em - atualizado em

Os alunos da Escola Municipal Israel Pinheiro, do bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, receberam os músicos e professores da Banda da Guarda Municipal para o evento de abertura da terceira edição do Projeto Adote um Músico, realizada na quarta-feira, dia 20. Durante seis meses, os alunos terão a oportunidade de estudar teoria musical, canto, leitura de partituras e terão aulas de flauta doce, teclado e violão.

 

A proposta do Adote um Músico é despertar entre crianças e adolescentes o interesse pela arte, criando alternativas para que não se envolvam com a criminalidade.

 

Segundo o guarda municipal Walisson Monteiro Serra, integrante da banda e professor de teclado, o projeto permite despertar no jovem a visão para estilos musicais que na maioria das vezes não fazem parte do seu cotidiano. “Tento mostrar a eles que a música tem muitos caminhos, que podem ir do funk ao tema clássico, visitando todos os estilos”, avalia.

 

Durante o evento, a apresentação ao piano feita pelo jovem Luiz Miguel Arruda Gonçalves Pinheiro, de 13 anos, que no ano passado participou do Projeto Adote um Músico, na Escola Municipal Dom Orione, encantou a todos os presentes. Ele executou uma versão para teclado da canção Für Elise, de Beethowen.

 

Participaram da aula inaugural o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, a diretora de Educação Integral, Armínia Aparecida de Oliveira, e o responsável pelas ações de segurança da Guarda Municipal na Regional Leste, o inspetor Alexandre Silva Costa.

 

O projeto Adote um Músico é uma iniciativa da Banda da Guarda Municipal e em três anos já formou 44 jovens músicos em escolas da cidade.