Pular para o conteúdo principal

Programação gratuita diversificada marca aniversário do Parque Primeiro de Maio
Foto: PBH/ Divulgação

Programação gratuita diversificada marca aniversário do Parque Primeiro de Maio

criado em - atualizado em

O feriado do trabalhador (1º de maio) também é marcado pelo aniversário de uma importante área verde de Belo Horizonte, o Parque Primeiro de Maio. Para as comemorações de 15 anos do espaço, foi montada uma programação diversificada e gratuita com a participação da comunidade. As atrações incluem jogos, caminhada ambiental e shows diversificados, dentre eles, o de Maurício Tizumba e os Tambores no Parque.


As atividades terão início às 8h30 com o tradicional culto ecumênico, que acontece todos os anos. O meio ambiente é o tema da atividade “Caça ao Tesouro”, jogo interativo que será realizado às 9h30 e às 11h, e que aborda de forma lúdica as dinâmicas ambientais, a conservação das espécies e a preservação ambiental. A inscrição para o jogo deve ser feita 30 minutos antes de cada horário.

 

Às 10h30, 14h30 e 15h30 ocorrerão as saídas para a caminhada orientada “Nascentes e Belezas do Parque”. Com duração de 40 minutos, o passeio irá apresentar algumas belezas e riqueza naturais do parque. Para participar, não é necessário inscrição prévia, basta se dirigir ao ponto de encontro, que fica na escada atrás das quadras. 

 

Brincadeiras, exposições e muita música boa

 

De 10h às 14h, a Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer levará para a criançada diversas brincadeiras, além de pula-pula, cama elástica e pintura facial.

 

O público poderá conferir, ainda, duas exposições, sendo uma oferecida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), sobre a história do Parque, com início às 10h, e a outra, oferecida pelo Grupo de Escoteiros do Parque Primeiro de Maio, que abordará informações sobre o escotismo, sua história, técnicas de acampamento e pioneiria. 

 

As comemorações contarão, ainda, com um repertório musical muito especial. A partir das 10h, o músico Ronaldo Nascimento sobe ao palco, que também estará aberto para artistas da região com ritmos musicais variados, buscando valorizar a cultura local. Na sequência, será a vez do grupo de samba Lero Lero. Maurício Tizumba e os Tambores no Parque fecham a programação, a partir das 14h. A apresentação do músico contará com artistas convidados e um pequeno cortejo com a participação do Bloco de Tambor Mineiro e os alunos da Oficina de Tambor Mineiro, realizada com os alunos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Biquinhas.

 

Sobre o parque

 

O Parque Primeiro de Maio foi inaugurado em maio de 2008, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da região pela criação de um espaço de lazer. O que antes era uma área com esgoto a céu aberto, com uma considerável quantidade de lixo acumulado e sofrendo uma ocupação territorial desordenada, hoje é um espaço de convivência, lazer e prática de atividades físicas, referência na cidade em relação à recuperação de espaços. 

 

Implantado por meio do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, chamado Drenurbs/Nascentes, possui área de aproximadamente 33.700m² e está localizado na macrobacia do Onça, na bacia da Pampulha e na sub-bacia Embira. Os 48 hectares da Bacia do Córrego Primeiro de Maio foram revitalizados para a implantação do parque. Redes de esgoto, interceptores, bacias de detenção com barragem e iluminação foram implantadas, além da urbanização das ruas Juscelino Ferreira Diniz e Angelina Ferreira Diniz. O local auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para a diversão da população e para a preservação ecológica.

 

Programação Gratuita Aniversário Parque Primeiro de Maio


8h30 às 9h30 – Culto Ecumênico;


9h às 12h – Escotismo no Parque: exposição e apresentação sobre o escotismo, sua história, técnicas de acampamento e projetos de pioneira, com o 118 GEPPRIM (Grupo de Escoteiros do Parque Primeiro de Maio);


9h30 e 11h – Jogo “Caça ao Tesouro”. De forma lúdica, a atividade aborda as dinâmicas ambientais, a conservação das espécies e a preservação ambiental. A inscrição para a atividade será feita 30 minutos antes;


10h às 12h – Exposição histórica sobre o Parque Primeiro de Maio;


10h às 13h – Apresentação do músico Ronaldo do Nascimento e palco aberto para artistas da região;


10h às 14h – Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: pula-pula, cama elástica, pintura, algodão-doce e brincadeiras;


10h30, 14h30 e 15h30 - Caminhada Orientada “Nascentes e Belezas do Parque”. Com duração de 40 minutos, vai desvendar as belezas e riquezas do parque. Ponto de encontro: escada atrás das quadras;


13h – Apresentação do grupo Lero Lero do Samba;


14h - Show de Maurício Tizumba e os Tambores no Parque.