Pular para o conteúdo principal

Programação especial celebra os 15 anos do Centro Cultural Vila Marçola
Foto: Glenio Campregher/ Divulgação

Programação especial celebra os 15 anos do Centro Cultural Vila Marçola

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte celebra os 15 anos de criação do Centro Cultural Vila Marçola com uma programação especial durante todo o mês de agosto. As atividades são gratuitas e incluem apresentações, oficinas, brincadeiras, baile dançante e muito mais. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. As ações acontecem no formato presencial, seguindo os protocolos vigentes de controle da covid-19.

 

Entre os destaques da programação de aniversário estão as apresentações: nesta sexta, dia 12, a partir das 19h30, o Grupo Identidade traz o espetáculo de dança “Black Bloc”, que retrata a luta pelos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+. No mesmo dia, o grupo Balé Brasil faz uma apresentação de ritmos da cultura popular como o carimbó e o frevo. Neste sábado (13), a partir das 17h, acontece a 3ª edição do “Soul Preto”,  evento que propõe o resgate da cultura e as manifestações negras com muita música, histórias e discotecagem. Já nesta quarta-feira (17), às 19h, a dançarina e educadora Scheylla Bacellar apresenta o “Mulheres que Dançam”, convidando mulheres de todas as idades a movimentarem o corpo ao som de funk, danças urbanas e dança afro. O público presente nos eventos poderá participar também da “Cabine de Memórias”, um espaço para compartilhar um pouco da trajetória de vida, lembranças e percepções da comunidade, do Centro Cultural e da vida. Os registros serão feitos em áudio e vídeo.

 

Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura ressalta a importância do CCVM como difusor cultural. “É com muita alegria que celebramos o aniversário de 15 anos do Centro Cultural Vila Marçola, espaço que se articula com o território destacando a potência artística e cultural do Aglomerado Serra. A programação de aniversário destaca a pluralidade, a transformação e a retomada das atividades com mais regularidade. Dentre as comemorações, será realizado um baile de 15 anos com discotecagem, intervenções e uma valsa coletiva para celebrar junto com a comunidade a arte e a cultura em estilo próprio”, afirma.

 

O Centro Cultural

 

O Centro Cultural Vila Marçola (CCVM) foi inaugurado em 18 de agosto de 2007. O espaço fica localizado no Aglomerado da Serra e nasceu do sonho da comunidade de criar um lugar voltado para o desenvolvimento de projetos e práticas culturais. Ao todo, são 15 anos de ações de estímulo à cultura. O espaço conta com biblioteca, telecentro, sala para oficina de artes, praça central, auditório com tratamento acústico e camarim, além de praça de dança, tudo à serviço da comunidade.