Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte membros de quadrilha junina fazem apresentação, vestidos de roupas juninas nas cores verde e amarelo.
Foto: Divulgação

Programação do Arraial de Belo Horizonte tem novidades gastronômicas

criado em - atualizado em

O Arraial de Belo Horizonte terá mais uma novidade em relação à gastronomia mineira junina, que neste ano ganhou holofotes em sua programação. No fim de semana entre os dias 30/6 e 1º/7, sábado e domingo, a Vila Gastronômica montada na Praça da Estação vai contar com a Carreta-Escola do Senac, onde alunos de gastronomia da Faculdade irão ministrar oficinas ensinando aos participantes inscritos como preparar as receitas que concorreram ao Concurso Prato Junino, desenvolvido pela Belotur.

 

As oficinas são gratuitas e podem participar no máximo 20 pessoas por aula, por ordem de chegada. As inscrições acontecem minutos antes das oficinas e são feitas na própria carreta-escola.  Ao final, os participantes poderão degustar as delícias produzidas pelos alunos do Senac. Confira a programação: 

 

Sábado, dia 30/06

Das 5h às 16h – Pastel de Moela (alunas: Ana Luiza Miranda Knauer e Clara Gomes Vigano)

Das 17h às 18h – Bolinho de batata doce recheado com frango (aluna: Marlei do Carmo Meirelles)

Das 19h às 20h – Camadas de Junho (aluna: Ana Claudia Soares Silva)

 

Domingo, dia 1º/07

Das 15h às 16h – Pastel de Moela (alunas: Ana Luiza Miranda Knauer e Clara Gomes Vigano)

Das 17h às 18h – Bolinho de batata doce recheado com frango (aluna: Marlei do Carmo Meirelles)

Das 19h às 20h – Camadas de Junho (aluna: Ana Claudia Soares Silva)

 

 Programação Arraial de Belo Horizonte - Praça da Estação

No sábado, o Concurso Estadual de Quadrilhas começa às 15h30. Já o Grupo Especial do Concurso Municipal sobe ao tablado a partir das 19h30. Os embalos ficam por conta do show da Nolli e Brothers e Rick e Ricardo.

 

No domingo, a festa começa mais cedo. Às 14h as quadrilhas do Estadual mostram suas coreografias. As últimas agremiações do Grupo Especial do Concurso Municipal estão marcadas para começar às 17h30. O grande encerramento da festa fica por conta da dupla sertaneja nacionalmente conhecida, Bruno & Marrone.

 

Vila Gastronômica

O charmoso espaço, com mesas e cadeiras de madeira e decoração de chita, que foi uma atração no primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte, é outro destaque da programação.

 

A Vila Gastronômica é realizada em parceria com a ABRASEL e a Frente da Gastronomia Mineira e conta com a presença dos restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. No espaço, o público pode, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino, das faculdades UNA e Promove.

 

Ainda dentro da vila está a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, vendem quitutes juninos.

 

Banco de Alimentos

Quem frequenta o Arraial de Belo Horizonte ainda tem a oportunidade de praticar a solidariedade. O projeto Banco de Alimentos, também da SUSAN, recolhe doações de alimentos não perecíveis para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação continua neste próximo fim de semana.

 

Segurança

O esquema de segurança na Praça da Estação, entre os dias 22 e 24 de junho, contou com a presença de 34 policiais militares a pé em dez pontos de policiamento, além de oito viaturas. Foram disponibilizadas, ainda, oito motocicletas da Guarda Municipal no entorno do evento para controle até a dispersão, mais 100 guardas municipais dentro da praça. Nenhuma ocorrência policial foi registrada.

 

Serviço    

Programação Praça da Estação

• Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

30 de junho, a partir das 15h30 e 1º de julho, às 14h

 

• Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas

Grupo Especial: 30 de junho, a partir das 19h30. 1º de julho, a partir das 17h30.

 

Shows

 

• Dia 30/6

23h: Nolli e Brothers

00h: Rick e Ricardo

 

• Dia 1º/7

21h30: Bruno e Marrone