Pular para o conteúdo principal

Programação de junho da Rede de Identidades Culturais oferece atrações gratuitas
Foto: Ricardo Laf

Programação de junho da Rede de Identidades Culturais oferece atrações gratuitas

criado em - atualizado em

Durante todo o mês de junho, a Rede de Identidades Culturais organiza uma programação ampla e descentralizada em equipamentos como centros culturais, centros de referência, teatro, museus e em outros espaços da cidade. São várias atrações, como oficinas, exposições, roda de capoeira, narração de histórias, entre outras. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tem como objetivo celebrar os 20 anos da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte

A programação envolve atividades artísticas e formativas, todas com base na diversidade cultural, cidadania, equidade, democracia e diálogo intersetorial. Entre os equipamentos que recebem atividades em junho estão o Teatro Marília, o Museu Casa Kubitschek, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, além dos Centros Culturais Bairro das Indústrias, Lindeia Regina, Vila Marçola, Alto Vera Cruz, Usina de Cultura, Liberalino Alves de Oliveira, Salgado Filho, Pampulha, Venda Nova, Vila Santa Rita, Vila Fátima, São Geraldo, Jardim Guanabara, São Bernardo e Zilah Spósito. O Circuito Municipal de Cultura e a Escola Livre de Artes Arena da Cultura também participam com atividades na programação.

Rede de Identidades Culturais

Em 2023, completam 20 anos da Lei 10.639/03, e 15 anos em que foi alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Para celebrar esse marco, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza ao longo do ano uma programação cultural e formativa chamada de “Rede de Identidades Culturais”, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. Com isso, realiza a promoção da igualdade racial e o fortalecimento dos diálogos e difusão das culturas de matrizes africanas e indígenas na cidade.

A Programação Rede de Identidades Culturais é uma ação desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, a partir das diretrizes do Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens, que integra as políticas públicas da Secretaria Municipal de Cultura. Ela tem como foco as diversas aprendizagens fomentadas a partir das práticas e capacidades culturais e como elas se relacionam com outros direitos sociais, sendo também fundamental na promoção da igualdade racial e no fortalecimento dos diálogos com as culturas de matrizes africanas e indígenas.