Pular para o conteúdo principal

Programação de férias no Centro de Educação Ambiental Propam é sucesso entre as crianças
Foto: PBH/ Divulgação

Programação de férias no Centro de Educação Ambiental é sucesso entre crianças

criado em - atualizado em

O Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-Propam) tem promovido, de forma gratuita, uma vasta programação para a comunidade ao longo das férias. 

 

Iniciada na terça-feira (24), com encerramento no neste sábado (28), a agenda tem reunido dezenas de crianças para atividades recreativas, oficinas de plantio, de narração de histórias, de brincadeiras coletivas e produção de brinquedos recicláveis, além de aulas de biodança. Em todos os dias dos encontros, também estão abertas a Ecoteca e o Espaço de Literatura Infantojuvenil.

 

Ao longo das atividades as crianças conhecem as dependências do CEA e aprendem sobre a importância da consciência ambiental para a preservação da Lagoa da Pampulha. A iniciativa faz parte de uma estratégia de aproximação da comunidade com as pautas de preservação da natureza e cuidado com as águas.  

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a estratégia tem o objetivo de levar a educação ambiental de forma lúdica e divertida ao alcance da população: "O CEA-Propam é um equipamento muito potente, que desenvolve, não apenas nas férias, mas ao longo do ano inteiro, ações gratuitas de educação ambiental para toda a comunidade. Essa iniciativa com as crianças visa colocar o assunto em pauta, da forma mais encantadora e natural possível, para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo cuidado com o planeta", destaca. 

 

O CEA Propam funciona em um casarão de 1929, construído em uma área verde de 10 mil metros quadrados, na Pampulha. A sede fica na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, no Castelo. Além de atividades de educação ambiental, o equipamento recebe visitas de alunos de escolas de Belo Horizonte e Contagem. Elas participam de circuitos de percepção ambiental, complementadas por oito atividades externas, na Bacia Hidrográfica da Pampulha. São visitas ao Parque Ursulina de Andrade Mello, Estação de Tratamento de Águas Fluviais Ressaca-Sarandi, Igreja São Francisco de Assis, Sub-Bacia do Córrego Bom Jesus, Mirante Jardim Alvorada, Córrego Gandhi, Museu Casa Kubitschek, Estação de Reciclagem e Entulho. 

 

Os CEAs 

 

Com o objetivo de ampliar a educação ambiental para todas as regionais da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com Centros de Educação Ambiental que têm seu funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA, além da incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. São resultado de uma parceria estabelecida pela SMMA, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais. 

 

Ecoteca 

 

Belo Horizonte conta com uma biblioteca especializada em temas ambientais e da história da cidade, que acaba de ser revitalizada e ganhar um espaço totalmente novo. Criada em 1990, a Ecoteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é um ambiente educativo e integrado, que propicia o intercâmbio entre cultura, educação, cidadania e meio ambiente. A sede funciona presencialmente de segundas às sextas-feiras, de 8h30 às 12h e de 13h às 16h30. 

 

Qualquer interessado em pegar material emprestado deve comparecer à Ecoteca apresentando documento de identidade, comprovante de residência, contato telefônico e/ou e-mail. Podem ser retirados até cinco itens físicos, entre livros, CDs e DVDs. Menores de 18 anos devem apresentar, além da documentação, a autorização de um responsável. 

 

Outra novidade da Ecoteca é a expansão do atendimento, que agora passa por uma adaptação também para o modo virtual. Desde a reativação, está sendo desenvolvido um acervo digital com obras livres, que podem ser compartilhadas por e-mail ou WhatsApp. O atendimento on-line é feito pelo endereço eletrônico ecoteca@pbh.gov.br

 

Espaço de Leitura Infantojuvenil 

 

Também instalado no Propam, o Espaço de Leitura infanto-juvenil é um lugar lúdico, aberto para a comunidade, onde os responsáveis podem levar as crianças para desenvolver o encanto pelos livros. Nele, há um acervo de mil obras de literatura e o seu funcionamento é de segunda às sextas-feiras, de 8h às 17h.