7 November 2022 -

Divulgação/PBH
Programa Vila Viva recebe visitantes da UFMG
criado em 07/11/2022 - atualizado em 07/11/2022 | 16:17
O Programa Vila Viva, coordenado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), já recebeu centenas de visitantes de escolas e governos, nacionais e internacionais, para conhecer as intervenções estruturantes realizadas nas vilas e favelas da capital. O programa, iniciado em 2005, após cerca de dois anos de pausa em função da pandemia, retomou a rotina de visitas.
Esta semana foi a vez dos alunos do primeiro período de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visitarem as intervenções do programa no Aglomerado Santa Lúcia, região Centro-Sul, que estão em fase de execução. A atividade é promovida pela disciplina Saúde Coletiva, ofertada pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, e tem como coordenadora a professora Dra. Deborah Carvalho Malta, com colaboração do doutorando Edmar Ribeiro. O principal objetivo é que os alunos vivenciem o Programa Vila Viva refletindo sobre como intersetorialidade, intervenção do Estado nas condições de vida, meio ambiente e movimentos sociais estão diretamente relacionados à Saúde Coletiva.
Segundo o Coordenador Urbanístico da Urbel no Aglomerado Santa Lúcia, Luiz Delgado, quando os estudantes conhecem a Política Municipal de Habitação, circulam pelas obras do Vila Viva, e entendem o trabalho social realizado, fica muito claro o impacto que tudo isso traz para a saúde das comunidades beneficiadas. “As intervenções permitem o acesso às redes oficiais de água e esgoto, serviços de coleta de lixo, ambulância, bens e serviços como entregas, além da melhoria nas condições de moradia das famílias que são reassentadas nas unidades habitacionais”, conclui.
Notícias Relacionadas
BH recebe fórum de gestores de Promoção da Igualdade racial
26/01/2023 | 16:27
Prefeitura e Serviço Jesuítas fazem balanço do atendimento a indígenas Warao
23/01/2023 | 15:59