29 November 2018 -
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o programa Vida Ativa promove nesta sexta-feira, dia 30, o Vesperal de Dança Sênior, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (avenida Pedro II, 3.250, bairro Caiçara, região Noroeste). O evento vai reunir 400 participantes entre usuários do programa e convidados.
O Vesperal de Dança Sênior é uma atividade anual para alunos do Vida Ativa e a maioria do grupo se apresenta caracterizado, em conformidade com o estilo da dança. Das 13h30 às 17 horas, haverá 20 exibições dos grupos de terceira idade.
Especialista em dança sênior e professora da equipe do programa Vida Ativa, a educadora física Márcia Assumpção Soares destaca os benefícios da atividade para os idosos. “A dança sênior estimula a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo. A atividade melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a consciência corporal e espacial e, assim, auxilia na prevenção de quedas”.
As aulas são ministradas em dois núcleos, no Centro Poliesportivo do Dom Bosco, às quartas-feiras, e no Centro de Referência da Pessoa Idosa, às terças e sextas-feiras. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local de realização das atividades ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br.
Vida Ativa
Com atividades físicas, recreativas e de lazer oferecidas a adultos e idosos, o Vida Ativa é um programa da Prefeitura que busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes.
Desde 2017, o programa vem passando por expansão. Somente em 2018, a atuação dele foi ampliada de 42 para 46 núcleos regionalizados, elevando o número de usuários de 2.800 para 3.200. As aulas coletivas de ginástica, os jogos, as brincadeiras e as danças são planejadas e orientadas por profissionais de educação física.
O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.