Pular para o conteúdo principal

Técnica em enfermagem orienta servidora sobre práticas saudáveis
Foto: Aline Pereira/PBH

Programa Movimenta PBH checa saúde de servidores

criado em - atualizado em

Servidores das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Informação (SMPL), de Desenvolvimento (SMDE) e Administração Regional Centro-Sul puderam conferir nesta segunda-feira, dia 10, como anda a saúde. Durante todo o dia, profissionais da Unimed, atual operadora de plano de saúde pela PBH, fizeram uma avaliação nos funcionários, conferindo a pressão arterial, o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientando sobre hábitos saudáveis.Trata-se do Stand da Saúde, ação que percorrerá diversos órgãos municipais até 18 de julho, levando propostas para melhoria da qualidade de vida do servidor. Ela integra o Programa Movimenta PBH, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, por meio da Adjunta de Recursos Humanos, que .tem por objetivo fortalecer e implementar novas políticas de valorização do servidor, por meio de ações continuadas voltadas ao entretenimento, saúde, segurança e bem-estar desse grupo.

 

A servidora Maria José Mendes, da Gerência de Acompanhamento Funcional da SMPL, disse que, mesmo não tendo nenhum problema crônico de saúde, sempre fica em alerta. “Logo que soube da atividade, corri para aproveitar. Soube que no inverno os cuidados com a saúde devem ser maiores, principalmente, com a pressão”, disse a servidora.  Realmente nesse período do ano, as atenções devem ser redobradas, já que  o clima mais frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam para conservar o calor do corpo, aumentando a incidência de pressão alta. AVC e infarto também são mais propensos com a queda de temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, estudos realizados em diferentes países mostram que, em comparação com as outras estações do ano, durante o inverno, o número de infartos cresce, em média, 30% e os de AVC, 20%.

 

Diagnóstico

Segundo Andrea Lages, uma das coordenadoras do Movimenta PBH, o “Stand da Saúde“ tem o objetivo de obter uma amostragem do perfil sobre a saúde dos servidores. Ela explica que, após o término destas intervenções, um relatório com todos os resultados será consolidado e contribuirá para mapear as necessidades de cada órgão, direcionando assim a escolha das próximas ações de promoção e prevenção da saúde dos servidores.

 

Programação

 

13/07/2017 • quinta-feira

Secretaria de Administração Regional Municipal Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 7596, 2° andar – São Luiz • das 8h às 12h.

 

Secretaria de Administração Regional Municipal Norte

Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo • das 14h às 18h.

 

14/07/2017 • sexta-feira

Secretaria de Administração Regional Municipal Noroeste

Rua Peçanha, 144, 1° andar – Carlos Prates • das 8h às 12h.

 

Secretaria de Administração Regional Municipal Oeste

Av. Silva Lobo, 1280, auditório – Nova Granada • das 14h às 18h.

 

17/07/2017 • segunda-feira

Superintendência de Desenvolvimento da Capital - Sudecap

Av. do Contorno, 5454, térreo – Funcionários • das 9h às 13h e das 14h às 18h.

 

18/07/2017 • terça-feira

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social

Rua Tupis, 149, 9° andar (auditório) – Centro • das 9h às 13h e das 14h às 18h.