Pular para o conteúdo principal

Programa Menos Espera, Mais Saúde chega à UPA Oeste
Foto: Divulgação PBH

Programa "Menos Espera, Mais Saúde" chega à UPA Oeste

25/10/2019 | 18:52 | atualizado em 29/10/2019 | 11:33

 

Mais uma Unidade de Pronto-Atendimento de Belo Horizonte vai receber o Programa Menos Espera, Mais Saúde, que tem como objetivo qualificar o atendimento de urgência e reduzir o tempo de espera dos casos de pacientes de baixo risco. A UPA Oeste, quinta unidade de urgência da capital a participar do programa, já recebeu as primeiras intervenções para se adequar à nova forma de acolhimento dos pacientes classificados como verde, ou seja, menos graves.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Menos Espera, Mais Saúde em janeiro de 2018 e a primeira unidade a receber o projeto foi a UPA Noroeste / Hospital Odilon Behrens. No local, a espera por atendimento para pacientes classificados como verde era de aproximadamente 8 horas, entre a classificação de risco e a alta médica. A partir do Menos Espera, esse tempo passou para 3 horas.

 

Além da UPA HOB, atualmente o programa já está implantado nas UPAs Leste, Venda Nova e Barreiro. Nessas unidades foi verificada uma redução de 50% na espera por atendimento. Depois da UPA Oeste, a próxima unidade a receber o Menos Espera Mais Saúde é a UPA Nordeste, com previsão de início para fevereiro do ano que vem.

 

O projeto Menos Espera, Mais Saúde prevê novo fluxo de trabalho para que pacientes que não estão graves sejam atendidos em áreas específicas e assim aqueles considerados urgentes possam ser priorizados em outros locais da unidade. Dessa forma, com a organização do serviço, contratação de novos profissionais e sinalização interna para facilitar a circulação do cidadão dentro da Unidade de Pronto Atendimento é possível otimizar o tempo de espera de todos. 


Últimas Notícias

Mapa descrevendo o desvio na Av. Afonso Pena BHTrans faz operação de trânsito para Carnaval 2020 na avenida Afonso Pena

Para a segurança de todos, a BHTrans orienta os motoristas que redobrem a atenção e respeitem a sinalização implantada.

21/02/2020 | 14:02
Mãe segurando a filha no Hospital Odilon Behrens Hospital Odilon Behrens oferece uma rede ampla de atenção à gestante

As mulheres são atendidas por demanda espontânea ou por meio de encaminhamento feito por outros serviços de saúde.

21/02/2020 | 12:41