Pular para o conteúdo principal

Quatro estudantes do Programa de Voluntariado Internacional da PBH visitam Jardim Zoológico.
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Programa Internacional de Voluntariado promove intercâmbio

criado em - atualizado em
O Programa Municipal de Voluntariado Internacional proporciona a estudantes estrangeiros residentes na capital mineira a oportunidade de conhecer as políticas públicas implantadas pela Prefeitura de Belo Horizonte e reforça o processo de internacionalização da cidade. O espaço de trabalho voluntário é oferecido aos estudantes nos órgãos da administração municipal a partir da formação de parcerias entre a PBH, a sociedade civil e instituições de ensino superior e possibilita que os participantes participem do cotidiano de algumas áreas da administração direta e indireta do Poder Executivo. 
 
Atualmente o programa conta com seis voluntários que atuam nas áreas de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Comunicação Social, Saúde, Transporte e Meio Ambiente. Em dezembro, alguns dos participantes do Programa Municipal de Voluntariado Internacional visitaram o Jardim Zoológico de Belo Horizonte para conhecerem as atividades educativas desenvolvidas na instituição. A visita ao Jardim Zoológico foi acompanhada por técnicos da Gerência de Educação Ambiental que apresentaram também as dependências e as rotinas de trabalho com os animais. 

“Achei que a visita ao Jardim Zoológico correspondeu às expectativas. Dá para perceber que os voluntários estão muito interessados. A visita foi um sucesso”, relata, Bruno Starling, integrante da Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e responsável por dar suporte aos profissionais participantes do Programa.

O mexicano Emmanuel Vázquez, de 26 anos, participa do voluntariado há três meses. Emmanuel é engenheiro mecânico e atualmente cursa mestrado na UFMG atuando no Centro de Tecnologia de Mobilidade. “Gostei bastante da visita. Achei interessante porque falaram do trabalho aqui no Zoológico com o enfoque na conservação ambiental”, disse. 
 
Graduado Negócios Internacionais, o colombiano Júnior García Beltran, 23 anos pôde conhecer de perto a Subsecretaria de Assuntos e de Investimentos Estratégicos da PBH. Ele também aprovou a visita. “Achei a experiência muito positiva, pois vimos animais que não conhecíamos. A organização do local, a limpeza dos recintos e a atenção dos funcionários para com os animais foram aspectos que me agradaram”, considerou. 

Com um interesse específico sobre a conservação ambiental, o jornalista belga Arnaud Meulemans, de 26 anos, começou seu voluntariado na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica no início de outubro. De lá para cá, Arnaud já produziu uma série de vídeos curtos que serão utilizados nas redes sociais da instituição com o objetivo de apresentar as várias áreas que compõem o Jardim Zoológico.
 
No que diz respeito aos três meses de atuação na assessoria de comunicação da instituição, o jovem fez questão de destacar: “Estou gostando muito do voluntariado. É um ambiente de trabalho muito bom porque estamos em um lugar tranquilo, cercado pela natureza e com bons colegas. O que mais me surpreendeu aqui foi a variedade da flora e da fauna”, afirma. 
 
 

20/12/2017. Visita de voluntários Internacionais. Fotos: Suziane Fonseca/FPMZB