Pular para o conteúdo principal

Programa Estamos Juntos inseriu mais de 130 beneficiários em vagas de trabalho
Divulgação/PBH

Programa Estamos Juntos inseriu mais de 130 beneficiários em vagas de trabalho

criado em - atualizado em

Pessoas com trajetória de vida nas ruas capacitadas pelo programa “Estamos Juntos” atuam em diversas frentes de trabalho como jardineiros, recepcionistas, porteiros e outras profissões, em unidades da Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente, 133 beneficiários do programa desenvolvem atividades em parques, unidades de saúde, secretarias municipais, centros de referência, no Jardim Botânico e no Zoológico. 

O Programa Estamos Juntos é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a Companhia Urbanizadora e Habitação (URBEL); e é executado pela OSC Rede Cidadã. 

As ações vão desde o favorecimento da promoção de autonomia econômica, por meio da qualificação socioprofissional e da inserção no mercado de trabalho, ao incentivo ao empreendedorismo e à economia popular solidária.

O programa já capacitou 853 pessoas em mais de 60 turmas. O treinamento tem duração de seis meses, dividido em duas etapas: formação socioprofissional e frentes de trabalho. Os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 540, enquanto participam do programa. A previsão é que o Estamos Juntos qualifique pelo menos 1 mil pessoas com trajetória de vida nas ruas de Belo Horizonte. 

Os formandos passam a integrar um banco de talentos para encaminhamento às frentes de trabalho nos órgãos da PBH e contratações por empresas parceiras.

Posso ajudar?

Desde de outubro de 2024, um beneficiário do programa “Estamos Juntos” atua na UPA do Hospital Odilon Behrens. Alef Silva de Paula, de 31 anos, exerce a função de “Posso Ajudar?”, serviço que se tornou indispensável para a organização do fluxo de pessoas. Com isso, quando os usuários chegam à unidade são acolhidos e recebem toda orientação e direcionamento necessários. 
Para Alef Silva, tarefas como esclarecer dúvidas e auxiliar os pacientes são importantes e colaboram para o bom funcionamento da unidade. “Todas as pessoas que chegam eu pergunto o que elas precisam, porque assim conseguimos saber se o caso dela realmente pode ser resolvido aqui na UPA. Esse trabalho de orientação é muito legal. Aqui eu aprendi demais”, destacou. 

"A presença das pessoas inseridas no programa Estamos Juntos, no dia a dia da UPA, demonstra uma sinergia entre as políticas públicas da Prefeitura, com foco no cidadão. Isso permite a inclusão das pessoas que mais precisam no mercado de trabalho e garante o acolhimento das que procuram atendimento de saúde", ressaltou a superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Taciana Malheiros.

Selo 

Empresas interessadas em se tornar parceiras da PBH podem entrar em contato pelo e-mail estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-6375, junto à Gerência de Qualificação Profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Como incentivo à participação, as empresas que aderem ao programa recebem o selo de responsabilidade social que dá a elas alguns benefícios, como a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com a PBH.