19 December 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte certifica nesta sexta-feira (20) mais 93 participantes do Programa Estamos Juntos, totalizando 853 formados na capacitação socioprofissional que visa ao desenvolvimento de pessoas com trajetória de vida nas ruas. A formatura será realizada às 14h no Espaço Cultural Imaculada (Rua dos Aimorés, 1.600, Lourdes).
Até o momento, o programa já capacitou 760 pessoas em 54 turmas. Nesta sexta-feira, serão certificadas mais 5 turmas.
Criado para promover a inclusão produtiva da população em situação de rua ou com trajetória de vida nas ruas, “o Estamos Juntos é uma iniciativa da Prefeitura que permite que essas pessoas com trajetória de vida nas ruas acreditem que é possível mudar e fazer seu futuro”, destaca Adriano Faria, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
A capacitação do Estamos Juntos tem duração de seis meses, dividida em duas etapas: formação socioprofissional e frentes de trabalho. Os alunos ainda recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 540, enquanto participam do programa. A previsão é que o programa qualifique 1 mil pessoas nesta primeira etapa.
Os formandos passam a integrar um banco de talentos para encaminhamento às frentes de trabalho nos órgãos da PBH e contratações por empresas parceiras.
Atualmente, 142 pessoas estão ativas nas frentes de trabalho da PBH e 94 foram contratadas no mercado formal de trabalho. E uma pessoa realiza serviços autônomos de pinturas e reformas.
O Programa Estamos Juntos é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a Companhia Urbanizadora e Habitação (URBEL); e é executado pela OSC Rede Cidadã.
Como ser parceiro
Empresas interessadas em se tornarem parceiras da PBH podem entrar em contato pelo e-mail estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-6375, junto à Gerência de Qualificação Profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Como incentivo à participação, as empresas que aderem ao programa recebem o selo de responsabilidade social que dá a elas alguns benefícios, como a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com a PBH.