Pular para o conteúdo principal

Três crianças pulando em cama elástica no pátio da escola. Ao lado do brinquedo, outras crianças formam uma fila.
Foto: Divulgação/PBH

Programa Escola nas Férias oferece atividades diversificadas para toda a família

criado em - atualizado em
Até o dia 27 de julho, crianças, adolescentes, jovens e adultos podem contar com uma programação diversificada de lazer, esporte e cultura ofertada em 166 escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, por meio do Programa Escola nas Férias. O programa, que já se consolidou como uma das boas opções para as famílias nesse período de recesso Escolar, oferece atividades com diversos tipos de brinquedos, brincadeiras, oficinas e passeios para as crianças e, neste ano, traz como novidade, atividades específicas para jovens e adultos.
 
Além das atividades no ambiente escolar, o Escola nas Férias também proporciona aos participantes passeios em outros ambientes, como clubes, parques, cinema e teatro. Nesta edição, o roteiro está mais ampliado, com visita monitorada ao Cemitério do Bonfim para apreciação do acervo artístico, passeio noturno ao Aquário da Bacia do Rio São Francisco, no Zoológico de Belo Horizonte, e idas aos estádios de futebol para partidas do Campeonato Brasileiro.
 

Lazer e conscientização

A diversão teve início no dia 16 de julho e já conquistou o público de todas as idades. Na Escola Municipal Solar Rubi, Regional Barreiro, a participação média é de cerca de 300 pessoas/dia. A vice-diretora da unidade, Jaqueline Vilaça, diz que a diversidade da programação é o grande atrativo. “O Programa Escola nas Férias é uma oportunidade de lazer com segurança para os estudantes. Este ano trouxemos a temática de brinquedos e brincadeiras. Resgatamos brincadeiras antigas, alugamos brinquedos, realizamos oficinas de artesanato e esporte. Aproveitamos também esses momentos para conscientizar sobre brincar sem ferir o direito do outro, em parceria, com a BHTrans trabalhamos a campanha contra a linha chilena e o cerol. O resultado é muito bom. É muito gratificante perceber a alegria das crianças e dos adolescentes!”, comenta Jaqueline. 
 
Além das oficinas de esportes e artesanato, a escola ainda oferece confecção de bijuterias, salão de beleza: maquiagem, penteados e unhas, contação de histórias, momento de talentos, jogos eletrônicos e brinquedos como futebol de sabão, aero jump, touro mecânico, cama elástica, tombo legal, entre outros. Para a monitora, Lígia Angélica, o programa é uma oportunidade para muitas crianças que não viajam em suas férias. “As crianças adoram o Escola nas Férias. É um momento muito importante para a interação lúdica. Elas querem mais tempo para se divertir e esse é o espaço delas”, avalia Lígia.
 
Laura Moreira de Oliveira, 7 anos, gostou de participar das atividades. “O Escola nas Férias é muito legal! O que eu mais gostei foi a parte dos brinquedos, principalmente o aero jump e o futebol de sabão. Queria que fosse nas férias todas!”, afirma a garota. Para Davi Souza Amaral, 13 anos, o programa já virou rotina. “Acho o Escola nas Férias muito bom ! É divertido, encontramos nossos amigos e fazemos outros novos. Participo desde que entrei na escola e fico muito feliz. Quero participar sempre!”, informa Davi. 
 

Venda Nova

Em Venda Nova, o programa proporcionou uma atividade diferente, que agradou toda a comunidade. A Praça Princesa Isabel (rua Érico Veríssimo, bairro Rio Branco) ganhou cores e muita alegria graças ao trabalho de revitalização realizado pelos alunos da Escola Municipal Padre Marzano Mathias, por meio do Programa Escola nas Férias. O trabalho, que foi realizado nos dias 19/7 e 20/7, contou com a participação de aproximadamente 20 alunos que foram responsáveis por transformar os bancos da praça em verdadeiras obras de arte.
 
Coordenadora do Programa Escola nas Férias, Denise Zóglio explica que a intervenção mostra aos alunos que o cuidado com a praça é muito importante para que o local seja agradável para eles e para os outros usuários. A opinião é a mesma de Emanuely Evangelista, aluna do 6° ano. “Adorei fazer a oficina e pintar a praça. Ficou lindo e agora pessoas de todas as idades vão poder se divertir”, comemorou.
 

Oficina de Percussão

Para animar a atividade de pintura ao ar livre, o professor Marcio Martins e sete alunos promoveram uma oficina de percussão, com os alunos se revezando nos instrumentos. A oficina de percussão vem sendo realizada na Escola Padre Marzano há pouco mais de um mês e já gera bons resultados, principalmente a descoberta de aptidões. O aluno Otávio Martins, do 8° ano, conta que está gostando do novo aprendizado. “É muito importante para aprender e para sonhar grande, para, quem sabe um dia nos tornar artistas”, disse.
 

Programa Escola nas Férias

O programa recebe participantes de todas as idades. Mesmo os que não são estudantes da Rede Municipal de Educação ou que não residem em Belo Horizonte podem participar. Cada escola tem autonomia para definir a sua programação e os dias de funcionamento contemplando um mínimo de três e o máximo de cinco dias no calendário de atividades. Além de uma programação diversificada, a PBH oferece a alimentação para todos os participantes. São três refeições diárias, incluindo o almoço. Para usufruir dessa programação, basta que os interessados, pais ou responsáveis procurem a escola participante mais próxima e preencham a ficha de inscrição.
 

23/07/2018. Programa Escola nas Férias oferece atividades diversificadas para toda a família. Fotos: PBH/Divulgação