Pular para o conteúdo principal

Programa de Inclusão Digital de BH recebe Prêmio Inovacidade
Foto: Divulgação Prodabel/PBH

Programa de Inclusão Digital de BH recebe Prêmio Inovacidade

criado em - atualizado em

A mais importante premiação de Smart City da América Latina, o Prêmio Inovacidade, elegeu o Programa de Inclusão Digital BH como um dos vencedores da 9ª edição. O júri reconheceu o impacto positivo na sociedade causado pelo maior projeto de internet gratuita do Brasil, criado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). O programa prevê a formação e capacitação em Tecnologia da Informação e pretende levar internet gratuita para beneficiar mais de 400 mil moradores e 45 mil alunos da rede municipal de ensino.

Já em fase de implantação, o projeto avançará na expansão de 735 km de rede de fibra óptica, instalação de 2,1 mil novos pontos de Wi-Fi gratuito em 218 vilas e favelas, além de nove Centros de Referência em Inclusão Digital - um em cada regional da cidade. Além disso, serão 15.790 novas vagas em cursos de formação e capacitação e doação de computadores ou dispositivos móveis para os domicílios que não possuem equipamentos de acesso à internet. Assim, a iniciativa da prefeitura se encaixa no conceito de “Smart City”, que compreende os investimentos em tecnologias, modelos e práticas inovadoras para resolver problemas do dia a dia.

A entrega do troféu acontecerá em São Paulo (SP), durante o Smart City Business Brazil Congress, que reunirá o ecossistema para cidades inteligentes, a partir de amanhã, dia 24, até quinta-feira, dia 26. “Com problemas cada vez mais complexos, as inovações tecnológicas, de costumes ou estilo de vida vêm assumindo um papel decisivo para solucionar demandas de pequenos municípios e grandes centros urbanos. Para isso, é preciso divulgar e valorizar iniciativas como esta que já apresentaram resultados positivos e inspiradores”, comenta o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque, ao citar o motivo da escolha de Belo Horizonte por parte do júri do prêmio.

“Tudo isso é possível graças ao comprometimento coletivo de todas as diretorias da empresa e a confiança depositada pela Prefeitura de Belo Horizonte, com grande empenho do prefeito Fuad Noman , que na época da formatação do programa, ainda como vice-prefeito, teve significativa atuação para que o projeto se tornasse uma realidade”, comemora o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.

Carreta da Inclusão Digital

Até o último sábado, dia 21, a carreta da Inclusão Digital esteve na Vila Andiroba, na região Nordeste da capital. Na sexta-feira, dia 27, a carreta será posicionada na Vila Columbiara, na região do Barreiro. Na carreta, acontecem as oficinas de Programação para Crianças e Jovens, Recondicionamento de Computadores e Drone, além do atendimento ao público, com uso dos computadores e acesso à internet.