31 August 2021 -
Com a recente inscrição de seis órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte ao Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal (PFIP), a Controladoria-Geral do Município agora conta com 18 unidades da PBH, da administração direta e indireta, que já formalizaram a adesão ao programa.
O controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz, afirma que a adesão ao PFIP é voluntária, conforme a Portaria 004/2019.
“A adesão ao Programa é facultativa e realizada mediante assinatura do termo de adesão pela autoridade máxima do órgão ou entidade. Recentemente, tivemos as adesões de seis órgãos: Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Procuradoria-Geral do Município; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Superintendência de Limpeza Urbana; Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica”, explica Leonardo Ferraz.
Segundo o controlador-geral, a nova etapa para adesão ao PFIP foi prorrogada até 10 de setembro. Para aderir, o dirigente máximo da unidade deve assinar o termo de adesão que consta na Portaria 004/2019 e enviar o documento para o e-mail dicc@pbh.gov.br.
“O Programa tem por objetivos a promoção da ética, a entrega do melhor serviço público à população e o reforço da cultura de integridade institucional, com a consequente prevenção e o combate a atos de corrupção que possam impedir que a organização preste serviços à sociedade de forma eficiente e eficaz”, destaca Leonardo Ferraz.
A implementação do PFIP acontece conforme as particularidades de cada órgão ou unidade da PBH. Por meio da Diretoria de Integridade e Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral oferece acompanhamento e orientação aos gestores responsáveis pelo desenvolvimento do programa.
Durante os trabalhos, são promovidos treinamentos, capacitações, seleção e encaminhamento de materiais correlatos, levantamento de informações, além de reuniões de acompanhamento em conformidade com as etapas do Manual Prático elaborado e divulgado pela Controladoria.
Órgãos que já participam do PFIP
Controladoria-Geral do Município
Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel)
Fundação Municipal de Cultura
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)
PBH Ativos S.A.
Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans)
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura
Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)
Hospital Metropolitano Odilon Behrens
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania
Procuradoria-Geral do Município
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)
Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica
Secretaria Municipal de Educação