Pular para o conteúdo principal

Cidade de Belo Horizonte vista do Parque das Mangabeiras, com destaque para a Praça do Papa.
Foto: Breno Pataro/PBH

Programa de capacitação e qualificação turística busca fomentar o setor

criado em - atualizado em

 

Por meio do Programa Belo Horizonte Hospitaleira 2018/2019, a Belotur oferece cursos de capacitação para trabalhadores de empresas ligadas ao setor de turismo. O programa também oferece curso para formação de multiplicadores, voltado para professores da Rede Municipal de Educação, além de visitas aos principais pontos turísticos da cidade. O objetivo das atividades, que começaram neste mês, é sensibilizar, capacitar e qualificar a comunidade para a atividade turística, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
 

As inscrições para os cursos ficam a cargo das instituições a qual cada categoria está vinculada. Interessados em promover treinamentos podem entrar em contato através do e-mail capacitacao.belotur@pbh.gov.br  Atendentes do Posto de Informações da BH Airport, taxistas e policiais militares já estão participando dos cursos.
 

As atividades serão conduzidas pela Mestre em História de Belo Horizonte, Neuma Horta, assessora da Belotur. Neuma é guia de Turismo há 28 anos. Serão abordados temas como introdução ao turismo, história de Belo Horizonte, posicionamento “Belo Horizonte: Surpreendente” e principais atrativos da capital mineira.
 

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, valorizar a qualificação dos serviços e equipamentos turísticos, além das vantagens em estruturar, aumentar e diversificar a oferta turística, é essencial para se ter uma cidade ainda mais acolhedora. “O turismo começa pelo conhecimento da cidade por parte dos próprios cidadãos. A partir daí as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam sua cidade como destino e também ajudam a preservar o patrimônio”, afirma.

 

Projeto “BH Vai Até Você”

São cursos de formação de multiplicadores, envolvendo todas as administrações regionais. Profissionais da Rede Municipal de Educação vão receber material interativo e orientações para atuarem em sala de aula e elaborar uma programação de passeios-aula, cujo objetivo é materializar o aprendizado por via da experiência.
 

Como apoio didático serão distribuídas cartilhas que podem ser trabalhadas em sala de aula, com conteúdos voltados à história de Belo Horizonte, atrativos turísticos da cidade, patrimônio e turismo.
 

O programa Belo Horizonte Hospitaleira vai promover, ainda, city tours com objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento e a responsabilidade pelos símbolos que representam a cidade e seu legado cultural. A proposta é despertar a cidadania nos moradores e incentivá-los a serem parceiros do poder público na promoção do turismo.