Pular para o conteúdo principal

Mulher sentada tem pressão conferida por técnico, em local aberto, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Programa da PBH realiza avaliações físicas em adeptos da caminhada em outubro

criado em - atualizado em

A partir desta terça-feira, dia 1°, até a sexta-feira, dia 4, os adeptos da caminhada de quatro pistas da capital poderão passar por avaliações físicas pelos profissionais do Caminhar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os testes serão realizados das 7h às 9h30 em quatro pistas e constarão de medida de pressão arterial, massa corporal, perímetro abdominal, peso, altura e frequência cardíaca.

 

A estimativa da coordenação do programa é de atendimento a 280 pessoas. A estreia da semana será na terça-feira, dia 1 º, na pista da avenida Risoleta Neves, Via 240 (próximo ao Centro de Referência de Assistência Social Novo Aarão Reis), região Norte. Em seguida, na quarta-feira, dia 2, o programa desenvolverá as atividades na pista da avenida Otacílio Negrão de Lima – Mirante do Biguá (próximo à portaria do Pampulha Iate Clube), na Pampulha.

 

Outros atendimentos do Caminhar serão na avenida Vilarinho, próximo ao 5.391 (em frente à Escola Municipal Pedro Guerra), no dia 3. E no dia 4, as atividades da semana serão encerradas na Barragem Santa Lúcia (próximo ao Centro de Saúde), região Centro-Sul. Os interessados podem procurar a equipe do programa que atende em tendas montadas em áreas próximas à pista. 

 

 

O programa

 

O objetivo do Caminhar é estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. Cerca de mil pessoas são atendidas mensalmente pelo programa, de segunda a sexta-feira, em noves pistas da cidade, uma em cada regional. Informações sobre dados do Caminhar e endereços das pistas podem ser acessadas aqui.

 

Os usuários têm acesso, periodicamente, a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. Os frequentadores de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas, das 7h às 9h30.

 

A equipe formada por profissionais e estagiários de educação física atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado. Entre os serviços oferecidos destacam-se as avaliações físicas, os testes de força e flexibilidade e a aferição de pressão arterial. Os profissionais também fazem análise individual sobre os dados dos testes e fornecem orientações sobre a forma mais segura de praticar a caminhada.

 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro e a avaliação de composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados para possibilitar o monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. 

 

 

Caminhar nas escolas

O Caminhar é desenvolvido também nas escolas municipais, com realização de atividades lúdicas que objetivam sensibilizar os alunos sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde. Neste ano o programa estendeu suas atividades para 4.471 crianças e adolescentes de faixa etária entre 9 e 14 anos matriculados na rede municipal de educação. Até novembro, o programa atenderá 300 alunos das escolas municipais Lourenço de Oliveira, de 8 a 11/10; Josefina Souza Lima, de 21 a 25/10 e Francisca de Paula, de 5 e 6/11.