Pular para o conteúdo principal

Programa da PBH conquista 2º lugar no maior prêmio de tecnologia de informação
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Programa da PBH conquista 2º lugar no maior prêmio de tecnologia de informação

criado em - atualizado em

O programa BH Digital, da Prefeitura de Belo Horizonte, conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEP Excelência em Governo Digital-Gov.Digital, na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão. O anúncio foi feito durante Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública, em Brasília. 

Lançada em 2019, a solução tecnológica gerida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão permite o gerenciamento de processos de negócios, eletrônico de documentos e a gestão de relacionamento com o cidadão. 

De acordo com a subsecretária municipal de Modernização da Gestão, Renata Coelho, a plataforma possibilita uma visão unificada e sistêmica dos processos da administração municipal, com o compartilhamento e a gestão de fluxos internos em uma única interface. 

“Na prática, isso garante que os cidadãos solicitem e acompanhem as demandas pela internet, sem necessidade de deslocamentos, e maior padronização nos processos internos, gerando mais transparência e rapidez nas solicitações”, destacou a subsecretária.

O pacote de ações envolveu a simplificação e automatização de quase 600 serviços do Programa BH Digital até junho de 2023, disponibilizados no Portal de Serviços da PBH. Em 2022 registrou-se mais de 943.483, solicitações digitais e mais de 751.171 mil usuários externos.  

Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.377 serviços prestados pela administração municipal, sendo 924 deles com possibilidade de solicitação pela própria plataforma. Um aumento de 450% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

Premiação

O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC), em parceria com o Ministério da Economia.