Pular para o conteúdo principal

Programa Centro de Todo Mundo contabiliza oito obras em andamento na capital
Divulgação/PBH

Programa Centro de Todo Mundo contabiliza oito obras em andamento na capital

criado em - atualizado em

Tornar o centro da cidade mais bonito, melhorar a acessibilidade e as opções de lazer e trabalho são alguns dos objetivos do Centro de Todo Mundo, programa de requalificação da região, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte no ano passado. Para alcançar a meta, diversas obras de revitalização de praças e espaços culturais, ruas e avenidas estão a todo vapor, com investimentos que somam R$ 88,3 milhões – recursos provenientes do próprio município e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

A obra mais recente é a demolição do anexo do conjunto arquitetônico Sulacap-Sulamérica que irá devolver as características originais do local, com a implantação de área de livre circulação e convivência, além de uma praça, com ligação entre a Avenida Afonso Pena e o Viaduto Santa Tereza, com término previsto no final deste ano.

Já começou também a revitalização de 600 metros da histórica e boêmia Rua Sapucaí, no Floresta. A Sapucaí é um mirante para o centro da cidade, com vista para o conjunto urbano da Praça da Estação e parte do conjunto da Praça Rui Barbosa, que se tornou um dos principais pólos gastronômico e cultural de BH. O projeto prevê acesso reduzido de veículos e uma apropriação do local por visitantes e moradores. A previsão de término é no início de 2025.

Em março foram iniciadas as obras de reforma e adequação das estruturas construídas no Espaço Multiúso do Parque Municipal e a revitalização da rua Bernardo Monteiro, ambas com previsão de término ainda este ano. A Rua Bernardo Monteiro vai ganhar novos pisos, mobiliários, lixeiras, iluminação, paisagismo, sistema de irrigação, toldos de sombreamento, câmeras de segurança e placas de identificação de árvores.

Já o projeto do espaço Multiuso contempla um amplo espaço com palco para eventos, shows, apresentações teatrais e atividades culturais, com capacidade para 4,5 mil pessoas. “O edifício também terá auditório, oficinas, lanchonete, instalações sanitárias públicas acessíveis, bem como um grande terraço descoberto que revela aos visitantes a bela vista das copas das árvores centenárias do entorno”, explica Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.

Cartões-postais da cidade, três praças estão em reforma: a Praça da Estação, a Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) e Praça Governador Israel Pinheiro (Praça do Papa). Iniciada no ano passado, a Praça da Estação terá manutenção de suas fontes luminosas, adequação do espelho, troca de pisos, canaletas e grelhas, recuperação de bancos e lixeiras, limpeza do monumento e paisagismo. O prazo de conclusão dos trabalhos é para o final do ano.

A Praça da Rodoviária, uma das portas de entrada para quem chega à cidade, receberá a demolição dos pisos, instalação de mobiliário urbano, canteiros (paisagismo e irrigação), melhoria nas calçadas, limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto conhecido como "Liberdade em Equilíbrio". A previsão de término também é para o final de 2024.

Já a reforma da Praça do Papa, situada na base da Serra do Curral, compreende a demolição e recomposição de todo o piso, seguindo o mesmo desenho e cores do piso original; a incorporação da rua entre os trechos da praça, que abrigará novos brinquedos e equipamentos de ginástica, reforma do paisagismo contemplando irrigação automática, inclusão e revitalização do mobiliário, modernização da iluminação e supressão da atual área do playground integrando à área verde. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2025.

A Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, também passa por intervenções ao longo de sua extensão, com o objeto de torná-la mais moderna, acessível e mais segura para a mobilidade de pedestres e veículos. O redesenho da avenida prevê a implantação de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus que vão aumentar a velocidade do transporte coletivo e diminuir o tempo de espera nos pontos.  A avenida vai ganhar novos pontos de ônibus, mais amplos, melhorando o conforto e o embarque e desembarque dos passageiros, para viagens mais rápidas e um transporte público mais eficiente. O canteiro central está recebendo irrigação, novo paisagismo e acessibilidade. A obra inclui recapeamento da via e implantação de acessibilidade nos passeios.

Nos próximos dias, a Sudecap dará início às obras no Baixio do Viaduto Santa Tereza, com a demolição, remoção e retirada de todo acabamento interno para refazimento dos espaços nos termos exatos do projeto original. “A Sudecap está muito satisfeita por poder contribuir tanto com o Programa Centro de Todo Mundo. E o prefeito Fuad Noman, desde o lançamento, tem exigido de toda a equipe muita dedicação para cumprimento de prazos e execução de obras com muita qualidade para revitalizar os principais pontos turísticos da nossa cidade”, diz Henrique Castilho.