Pular para o conteúdo principal

 Programa Caminhar retoma atividades presenciais nesta sexta-feira com ação na avenida Silva Lobo
Foto: Divulgação/PBH

Programa Caminhar retoma atividades presenciais na Silva Lobo nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

Após uma interrupção de 20 meses no atendimento presencial em função da pandemia do Coronavírus, o programa Caminhar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer retoma as atividades da ação Caminhar nas Pistas nesta sexta-feira, dia 26. 

A retomada do Caminhar nas Pistas vai ocorrer das 7h às 9h30 no estande da equipe a ser montado na Praça da Saúde, na avenida Silva Lobo, Regional Oeste de Belo Horizonte. 

Com o Caminhar nas Pistas, os praticantes de caminhada da capital podem ter acesso periodicamente a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas.  

Os usuários de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas. A equipe, que é composta por profissionais e estagiários de educação física, atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado. 

O serviço oferecido é composto de avaliação física e orientação sobre atividades. Os profissionais analisam os dados e orientam individualmente sobre a forma mais segura e proveitosa de praticar a caminhada.

No primeiro atendimento são realizados o cadastro, avaliação da pressão arterial e composição corporal. Em todos os encontros posteriores há o monitoramento da pressão arterial e do nível de atividade física, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. 

Os dados dos testes e avaliações são armazenados a fim de manter o histórico e realizar um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desenvolve o programa Caminhar com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. 

Antes da pandemia da Covid-19, o atendimento do Caminhar nas Pistas ocorria durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 9h30, em nove pistas de caminhada da cidade, uma em cada regional. 

A retomada do programa será feita gradualmente. Até o fim do ano, o programa será realizado em quatro pistas. Confira quais e também o cronograma.

Regional Oeste - Av Silva Lobo - 26/11 e 10/12
Regional Noroeste - Av. Bernardo Vasconcelos - 29/11 e 13/12
Regional Pampulha - Av Otacílio Negrão de Lima - 3/12 e 17/12
Regional Centro-sul - Barragem Santa Lúcia - 6/12