Pular para o conteúdo principal

Programa Caminhar inicia agenda de março nesta terça-feira, dia 1º
Foto: Divulgação/PBH

Programa Caminhar inicia agenda de março nesta terça-feira, dia 1º

criado em 28/02/2022 - atualizado em 01/03/2022 | 13:52

Com programação de atendimento nas nove regionais de Belo Horizonte, o programa Caminhar inicia nesta terça-feira, dia 1º, as atividades de março, com a ação do Caminhar nas Pistas na Via 240, próximo ao CRAS Aarão Reis, na regional Norte. O estande do programa estará montado para atendimento ao público das 7h às 9h30. Confira, abaixo, a agenda completa de março do Caminhar nas Pistas para as nove regionais do município.  

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Caminhar tem o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. 

Com o Caminhar nas Pistas, os praticantes de caminhada da capital podem ter acesso periodicamente a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. Os usuários de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas. 

A equipe, que é composta por profissionais e estagiários de educação física, atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado. 

O serviço oferecido é composto de avaliação e orientação sobre atividade física. Os profissionais analisam os dados e fornecem orientações individualizadas sobre a forma mais segura e proveitosa de praticar a caminhada.  

No primeiro atendimento são realizados o cadastro, avaliação da pressão arterial e composição corporal. Em todos os encontros posteriores há o monitoramento da pressão arterial e do nível de atividade física, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. 

Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados a fim de manter o histórico e poder realizar um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. 


Agenda do Caminhar nas Pistas – Março 

Regional  Norte – Via 240, próximo ao CRAS Aarão Reis – 1/3, 15/3 e 29/3
Regional Venda Nova - Avenida Vilarinho, próximo da Escola Pedro Guerra – 3/3, 17/3 e 31/3
Regional Centro-sul - Barragem Santa Lúcia – 4/3 e 18/3
Regional Barreiro - Rua Eduardo Cândido dos Reis (Tirol) – 7/3 e 21/3
Regional Noroeste – Via Expressa, Praça das Jabuticabeiras (antigo cercadinho) – 8/3 e 22/3
Regional Leste – Avenida dos Andradas, esquina com avenida Men de Sá – 9/3 e 23/3
Regional Oeste - Avenida Silva Lobo, na Praça da Saúde - 10/3 e 24/3
Regional Nordeste - Av. Bernardo Vasconcelos, próximo às quadras - 11/3 e 25/3
Regional Pampulha - Avenida Otacilio Negrão de Lima – 14/3 e 28/3