Pular para o conteúdo principal

Se foliões de diversas idades, a maioria com instrumentos de percussão nas mãos, duas delas com estandarte. Um dod estandartes tem os dizeres: "Arte na saúde: Ateliê de Cidadania Regional Nordeste".
Foto: Divulgação PBH

Programa Arte da Saúde promove bloco de Carnaval pela paz na região Nordeste

criado em - atualizado em


A iniciativa é um convite à reflexão sobre a agressividade alheia, a violência e o preconceito, temas bastante pertinentes nos dias atuais. Chamado de Guarda Chuva da Paz, o bloco de Carnaval sairá nesta quinta-feira, dia 20, às 14h, pelas ruas do São Marcos. O bloco parte da Quadra São Marcos, localizada na rua Maria Aparecida, 120, até a Praça Miguel Arcanjo Parreiras,  também situada na região.
   
Participam do desfile as crianças e adolescentes das oficinas de teatro e música do programa Arte da Saúde Nordeste, os assistidos do Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersam) Nordeste, os integrantes da Academia da Saúde, que funciona na Quadra São Marcos, entre outros. A ideia de realizar o evento surgiu após alguns incidentes de violência na região e tem o objetivo de mobilizar a comunidade pela paz, alegria e respeito.
   
A música que movimentará o bloco Guarda Chuva da Paz, foi composta pelas crianças e adolescentes da oficina Teatro e Artes do Arte da Saúde, que também funciona na Quadra São Marcos.
 


Confira a letra:

“Amor e alegria no peito deve haver,
Deve haver; deve haver
Respeito com o outro também deve haver
Deve haver; deve haver
É assim que eu mando o meu procedê
Procedê, procevê

Se tenho consciência, a harmonia é consequência
Trato o próximo com igualdade
E a generosidade é a liberdade
Sou negro e exijo os mesmos direitos
Chego do meu jeito, não tolero o preconceito
Amor e honestidade que formam o tempero
Pro mundo inteiro acabar com o preconceito".