Pular para o conteúdo principal

Prodabel recebe visita de representantes de Alagoas
Divulgação/PBH

Prodabel recebe visita de representantes de Alagoas

criado em - atualizado em

A Empresa de Informática e Informação do Município - Prodabel recebeu a visita de representantes do governo do Estado de Alagoas para benchmarking " de boas práticas. É o segundo ano consecutivo que Belo Horizonte, por meio da Prodabel, recebe o grupo de segundos colocados de uma premiação de Inovação Aberta de Alagoas, que ganhou uma missão nacional para troca de experiências. A ação é fruto de um trabalho conjunto com a Fundação Dom Cabral, também presente durante a passagem da comitiva alagoana, que foi recebida na sede da Prodabel, no Caiçaras, pelo Diretor-Presidente, Jean Mattos, pelos Diretores, Milla Fernandes e Leonardo Roscoe, e pelo Superintendente de Arquitetura de Sistemas, Tarik Melo.

Os visitantes foram introduzidos a algumas importantes ações como a Política de Inovação Aberta da Prefeitura de Belo Horizonte, que, por meio de iniciativas como o BH Lab e o Edital PBH Inova, incentiva que outros agentes do ecossistema de inovação da cidade, como startups e a academia, trabalhem em conjunto com a administração, desenvolvendo soluções inovadoras e tecnológicas para os desafios de Belo Horizonte. A comitiva ainda foi apresentada a outros grandes investimentos tecnológicos da gestão nos últimos anos, como o Sistema de Videomonitoramento Inteligente, que amplia a segurança da cidade a partir de câmeras inteligentes capazes de monitorar os ambientes urbanos, ou o novo Data Lake da PBH, parte da Política de Inteligência de Dados Municipal, que ainda garante também o acesso a dados municipais por parte do cidadão no Portal de Dados Abertos.

Os representantes do Estado de Alagoas também puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas dentro do Programa de Inclusão Digital, que garante conectividade, dispositivos e capacitação para todos os moradores de Belo Horizonte a partir dos mais de 4.770 pontos de wi-fi espalhados por toda cidade, dos 134 telecentros ativos ou dos quase 17 mil cidadãos capacitados gratuitamente em tecnologia da informação. “Muitas dessas iniciativas demonstradas aqui hoje vão ao encontro com o que acreditamos ser a construção de uma cidade mais inteligente. Aqui em Belo Horizonte nos valemos da tecnologia para promover mais qualidade de vida para as pessoas, ampliamos a segurança, facilitamos o diálogo e o acesso à administração, garantindo também mais transparência, asseguramos que todos estejam incluídos dentro do mundo digital e também estamos sempre buscando ferramentas que aprimorem e facilitem o trabalho dos servidores, como o nosso repositório de dados (DataBH), que possibilita análises em tempo real e organiza os dados de maneira estruturada”, compartilhou Jean Mattos.

"Eu acredito que tem muitos projetos desenvolvidos pela Prodabel, pelo município de Belo Horizonte como uma cidade inteligente, que podem levar para o estado, e principalmente para a capital Maceió, todo esse controle e monitoramento da capital." comentou Maria Cláudia Miranda, analista de negócios da Fundação Dom Cabral.