29 November 2024 -
Nesta semana, nos dias 27 e 29, a Prodabel recebeu em sua sede alunos das turmas de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Centro de Tecnologia da Informação do SENAI. A visita técnica conduzida pelo diretor de sistemas e informação, Carlos Bortone, e pelo diretor de atenção ao usuário, Eduardo Starling, buscou apresentar aos jovens a infraestrutura e ações desenvolvidas por uma empresa pública de tecnologia.
Ao longo da visita, os alunos foram introduzidos as diversas diretorias que integram a Empresa e ao datacenter, bem como aos mais de 300 sistemas desenvolvidos, sustentados e monitorados. Além disso, também foram destacadas iniciativas como o PBH App, responsável por garantir que o cidadão possa ter acesso a prefeitura sem precisar se deslocar e a qualquer momento do dia, e a aplicações com inteligência artificial, como o chatbot, capaz de auxiliar o cidadão no entendimento de suas demandas e de normas e processos da administração pública, ou o data lake, que proporciona ao servidor análises de dados em tempo real para facilitar e aprimorar a tomada de decisão.
Os diretores da Prodabel também destacaram a importância de entender que uma empresa pública de tecnologia está a serviço do cidadão, ressaltando a preocupação com questões de segurança e processos minuciosos e cautelosos na arquitetura e desenvolvimento de sistemas. “É importante ter processos de software e arquitetura de sistemas bem elaborados, com padrões bem estruturados, para minimizar danos e erros no futuro. Também é imprescindível nunca perder de vista que atendemos a toda a população, então nossas soluções precisam ser, além de eficientes, acessíveis”, compartilhou Eduardo Starling.
O instrutor da turma de Desenvolvimento de Sistemas, Daniel Souza, enfatiza a importância da experiência no processo de aprendizagem dos alunos, não só para conhecerem de perto a vivência e o funcionamento de uma empresa de tecnologia, mas também para se aproximarem e conhecerem melhor as oportunidades do mercado de trabalho. “Achei muito interessante por ser uma empresa da prefeitura porque abre várias oportunidades, tem muitas demandas diferentes e muitos desafios também”, compartilhou a aluna Tarciene dos Santos, de 21 anos.