Pular para o conteúdo principal

Prodabel recebe comitiva de Porto Alegre sobre Programa de Inclusão Digital
Foto: Divulgação/PBH

Prodabel recebe comitiva de Porto Alegre sobre Programa de Inclusão Digital

criado em - atualizado em

Representantes da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), da Secretaria de Habitação e da Defesa Civil de Porto Alegre (RS), visitaram Belo Horizonte na terça-feira (10) e quarta-feira (11) para conhecer o programa de inclusão digital da cidade, os sistemas de geoprocessamento da Prodabel e toda a expertise utilizada para efetuar compras públicas.

“A Procempa e a Prodabel  trabalham com desafios e soluções semelhantes e encontros como esse reforçam a importância dessa parceria, uma vez que a troca de experiências traz excelentes resultados para as nossas cidades”, comenta o presidente da Prodabel, Jean Mattos. 

Durante a visita, os representantes de Porto Alegre assistiram a apresentação do Programa Vila Mais Conectada e ainda puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Prodabel, que já está na última etapa para alcançar todas as vilas e favelas da cidade, beneficiando quase 400 mil moradores. A comitiva, acompanhada do diretor de infraestrutura Leonardo Roscoe e de técnicos da Prodabel, visitou o Morro do Querosene e testemunhou o funcionamento do programa. “Para partilhar conhecimentos, falamos dos motivadores, impacto social, custo, infraestrutura física e lógica, riscos, lições aprendidas, para em seguida levá-los para uma visita em campo, dentro de uma vila”, argumentou o Superintendente de Operação de Rede e Gerente do projeto Vila + Conectada, Weslley Silveira. 

Ainda na sede da Prodabel, o diretor de Administração e Finanças, Thiago Dutra, apresentou o modelo usado pela empresa para compras públicas e a equipe do Geoprocessamento Corporativo, através da superintendente Karla Albuquerque, fez a exposição do uso da informação geoespacial na PBH, do BHMap e das ferramentas utilizadas para levantamento e atualização de dados da cidade, em mais de 200 camadas de informações. 

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, destacou a importância deste tipo de projeto que deve ser replicado na capital do Rio Grande do Sul. "Para nós é uma grande felicidade estarmos estruturando este projeto para a nossa cidade, com a oportunidade de conhecer e ter os melhores exemplos como base. Garantir o acesso à internet e à tecnologia é dar dignidade e protagonismo digital ao cidadão." 

A comitiva de Porto Alegre também realizou reuniões e visitas com a Defesa Civil e com a Urbel, buscando o conhecimento das ações da prefeitura nessas áreas. Para a Prodabel fica a “satisfação de ganhar novos conhecimentos e ainda exportar tecnologias que são bem-sucedidas e que ganharam reconhecimento nacional e internacional”, avaliou o presidente Jean Mattos, ao final da visita.