Pular para o conteúdo principal

Prodabel realiza formatura de alunos de cursos de formação e capacitação

criado em - atualizado em

Muitos sonhos e realizações em um só lugar. Assim será a formatura dos alunos de vários cursos ofertados pela Diretoria de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Ao todo 115 estudantes de todas as idades receberão os certificados.

 

A cerimônia será realizada no dia 12, a partir das 15 horas, na Usina de Cultura (rua Dom Cabral, 765, Ipiranga – ao lado da unidade Ipiranga da Prodabel). Os alunos foram divididos em sete cursos: Informática Básica para Idosos, Formação e Vivência em Informática para Jovens, Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios, Artes Visuais e Ciência da Computação, Oficina de Educação Ambiental, Lógica de Programação e cursos à Distância em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), este último promovido em parceria com a Cisco. A Assprom - Associação Profissionalizante do Menor também foi parceira em uma das atividades.  

 

Entre os formandos está o estudante Kevin Lucas Ornelas Xavier, de 18 anos, que participou do curso de informática básica. "Procurei o curso para melhorar meu currículo. Quero adquirir conhecimento e aprender a usar o computador de forma diferente. Sem dúvida o curso abriu portas para mim e criou oportunidades”, afirmou. Já o colega de turma de Kevin, o lanterneiro Túlio Miranda, também de 18 anos, já pensa em novas oportunidades de capacitação na própria unidade Ipiranga e até mesmo em mudar de área de atuação. "Será mais um passo na minha carreira. Agora quero fazer o curso de manutenção de computadores. O campo da informática me interessa muito". 

 

Mas não são apenas os jovens que podem contar com os cursos oferecidos pela Prodabel. Há também os mais experientes, que sabem que nunca é tarde para aprender. A funcionária pública Mércia da Costa Silva, 49 anos, por exemplo, participou da atividade sobre Ferramentas de T.I para Gestão Empresarial e já começou a traçar planos futuros. "Vim para melhorar minha saúde financeira e colocar minhas economias em ordem. Precisava dessa visão pessoal para futuramente abrir meu próprio negócio". Já a enfermeira aposentada Maria da Graça Francisco, de 69 anos, que participou do curso de Informática Básica para Idosos, não quis saber de ociosidade após a aposentadoria e mergulhou no mundo dos computadores. Para ela, todo conhecimento é bem-vindo. “Depois da formatura, vou me igualar aos jovens na Internet, vou fazer buscas e ver vídeos. Quem não sabe mexer no computador hoje, fica para trás. Eu quero avançar e, por isso, esse será o primeiro de muitos cursos que farei".

 

Para o diretor de Inclusão Digital da Prodabel, Adriano Ventura, a entrega dos certificados é a garantia de que o trabalho atingiu o resultado esperado. “Serão 16 turmas certificadas envolvendo desde crianças, adolescentes, até idosos. Todos esses saem daqui com perspectivas de empreendedorismo, atuação no mercado e desejam continuar também nessa área, o que para nós é muito importante".

 

 

Robótica

Outra novidade é que na cerimônia de entrega dos certificados será apresentada a primeira turma do curso de Robótica. As aulas do grupo começarão ainda no mês de julho e todas as vagas já foram preenchidas. Mas novas turmas não só do curso de Robótica, mas todas as atividades promovidas pela Prodabel serão abertas em breve. É importante lembrar que todos os cursos são gratuitos. Parte dos alunos ainda recebe auxílio-transporte e lanche. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o trabalho e se inscrever pode entrar em contato pelo telefone. O número é o 3277-6064.