8 Maio 2024 -
O Comitê de Inteligência de Dados da Empresa de Informática e Informação do Município - Prodabel promoveu na tarde desta quarta-feira (8) um seminário com o tema “Inteligência Artificial no setor público: possibilidades para a Prefeitura de Belo Horizonte”. O encontro trouxe tanto aspectos conceituais, esclarecendo mais sobre IA, quanto exemplos de projetos já iniciados na cidade, buscando também inspirar os presentes a fim de pensar soluções munidas pela ferramenta. O encontro, transmitido pelo YouTube, contou com a presença de 250 participantes.
Para pautar a ferramenta e partilhar suas experiências foram convidados André Carlos Ponce de Leon Ferreira Carvalho, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo - USP, e Ricardo Storck, analista da Gerência de Inteligência de Dados da Prodabel. O professor André Carlos destacou que a ferramenta não surge para substituir o trabalho humano, mas sim aprimorá-lo, oferecendo mais eficiência e segurança para o dia a dia, trazendo também exemplos de ações realizadas com a rede de Inteligência Artificial em Cidades Inteligentes - IARA.
“Estudar sobre inteligência de dados não é só para quem trabalha com isso, vivemos um momento em que tudo passa por dados, pessoais ou profissionais, então, estar alfabetizado, a par do tema, é importante. Estar por dentro dessa pauta também é importante na hora de pensar o uso da inteligência artificial, conhecer sobre dados amplia a capacidade de fazer as perguntas certas para a ferramenta e o julgamento a respeito das criações geradas”, destacou Ricardo Storck.
O responsável pela abertura do seminário foi o Diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos, acompanhado da moderadora do debate, Valeska Braga Sampaio de Oliveira, coordenadora do Comitê. “A inteligência artificial já está presente em nosso dia a dia e ficará cada vez mais popular, então o setor público precisa pautar o assunto. A ferramenta pode auxiliar e atuar em diversas frentes, seja no desenvolvimento de sistemas, na criação de conteúdo, na análise de dados ou para dar respostas mais eficientes ao cidadão. Esse momento é importante e um grande passo para implementarmos essa tecnologia ao nosso dia a dia, visando sempre o aprimoramento do serviço público em Belo Horizonte”, comentou Jean.