Pular para o conteúdo principal

Viaduto do Boulevard Arrudas, construído sobre a linha do metrô, na avenida Tereza Cristina, no bairro Carlos Prates.
Foto: Isabel Baldoni/PBH

Prodabel identifica maiores e menores ruas e avenidas de BH

criado em - atualizado em
Belo Horizonte completou 120 anos e ao longo de sua história, a cidade, projetada por Aarão Reis no final do século XIX, acabou se transformando em uma metrópole e hoje possui mais de 11,3 mil ruas e quase 300 avenidas. Mas você sabe quais são as maiores? E as menores? 


Segundo levantamento da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a avenida Otacílio Negrão de Lima, na Orla da Lagoa da Pampulha, é a maior da cidade. São 18,63 Km que cercam um dos principais cartões postais do município. Em segundo lugar na lista, aparece a avenida Tereza Cristina, com 12,28 km de extensão, sendo 10,52 km no primeiro trecho (que começa no Prado/Carlos Prates) e 1,75km no segundo (região do Barreiro). Esses dados são referentes aos trechos que estão no território de Belo Horizonte (vale lembrar que a avenida Tereza Cristina passa também por parte da cidade de Contagem). Ao todo, a avenida passa por 21 bairros de Belo Horizonte.

 
O terceiro lugar ficou com aquela que deveria ser o limite de Belo Horizonte, de acordo com o projeto de cidade planejada. A avenida do Contorno tem 11,86 km e é, até hoje, um dos mais importantes corredores do município. Completam o “Top 10” as seguintes avenidas: Cristiano Machado (11,77 km); Amazonas (8,97 km); dos Andradas (7,77 km); Presidente Antônio Carlos (7,71 km); Presidente Juscelino Kubitscheck (popularmente conhecida como Via Expressa), com 7,11 km; Carlos Luz (6,38 km); e Vilarinho, na região de Venda Nova, com 5,85 km. 


Em relação às ruas da cidade, os dados cadastrados no sistema da Prefeitura apontam para um ranking curioso. A maior delas sequer é conhecida por boa parte da população. A rua Padre Argemiro Moreira, na região Nordeste de BH, tem 10,68 km de extensão e passa por treze bairros. Na sequência, aparecem as ruas Padre Pedro Pinto, na região de Venda Nova, com 5,82 km; a Pitangui, com 4,58 km e a Jacuí, com 4,36 km. Fechando a lista das cinco primeiras aparece a Doutor Cristiano Rezende, na região Oeste, com 4,16 km. Ainda na lista das dez maiores ruas, duas estão entre as mais “famosas” de BH: a dos Timbiras aparece na oitava colocação, com 3,65 km, e a Gonçalves Dias em nono, com 3,59 km. As duas estão na região Centro-sul da capital.   
 


Menores

O levantamento apontou também quais são as menores ruas e avenidas de Belo Horizonte. Você sabia, por exemplo, que a cidade tem seis avenidas com menos de 100 metros e que a menor delas tem apenas 54,07 metros? A Pintor Piero La Francesca, no bairro Lajedo, região Norte de BH, ganhou o título de menor avenida de BH. O segundo lugar ficou com a João Batista Drumond, na região da Pampulha, com 67,04 m. A avenida Sanitária, no Araguaia, região do Barreiro, tem 68,17 m e está em terceiro. Fecham a lista de avenidas com menos de cem metros a Jacarandá, no Conjunto Taquaril (79,80 m); a I, no Solar do Barreiro, com 83,74 m e Baroneza de Santa Luzia, no Heliópolis, com 90,77 m. 


No ranking das menores ruas, o “Top 10” conta com vias com menos de 20 metros de extensão. A rua São Pedro, no bairro São Tomáz, tem apenas 8,97 metros e é a menor da capital. A Glauber Rocha e a Guimarães Rosa, ambas no Nossa Senhora de Fátima (região Centro-Sul) tem 11,22 m e 11,53 m e aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente; a Onofre Teixeira (Norte) e a rua H (Tirol) possuem 11,59 m; a Doutor Afonso Neves, no Itapoã, região da Pampulha, tem 13,57 m; a rua Santos, no bairro Leonina,  14,41 m; a Morro Alto e a Jonas Veiga, no conjunto Taquaril, têm 15,06 e 15,92; e a rua União, no Distrito Industrial do Jatobá,  no Barreiro, fecha a lista com 16,3 m. 

 

Mapa das ruas de BH