Pular para o conteúdo principal

Crepúsculo no Barreiro, região com maior número de bairros e maior extensão territorial.
Foto: Divulgação PBH

Prodabel detalha tamanho e número de bairros das regionais

criado em - atualizado em
Belo Horizonte é dividida em nove regionais. Esta separação tem como objetivo atender as necessidades de cada localidade e definir programas e ações específicas em diversas áreas, como saúde, esporte, lazer e educação. Mas você sabe qual é a maior regional? E a menor? Para esclarecer estas e outras questões, a Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte) fez um levantamento que traz alguns dados curiosos. 

Para realizar o estudo foi levada em consideração a base de dados oficial da Prefeitura de Belo Horizonte. Foram analisados o número de bairros de cada regional e a extensão territorial. Nos dois quesitos, a regional Barreiro aparece na primeira colocação do ranking. Ao todo, a capital tem 332 km² e possui 487 bairros. 

Em relação ao número de bairros, a regional Barreiro possui 72. Na sequência aparecem as regionais Nordeste e Oeste, com 63 bairros cada; Pampulha, com 57; Noroeste, 47; Norte, 43; Centro-Sul e Leste, com 41; e fechando a lista Venda Nova, com 36 bairros. 

Um dado curioso, porém, chama a atenção: Belo Horizonte tem 24 bairros que estão em mais de uma regional. Destes, cinco se encontram no limite entre as regionais Leste e Centro-Sul e outros quatro entre a Pampulha e Venda Nova. 



Área

Levando-se em consideração a área de cada regional, a regional Barreiro possui 53,6 km²; a Pampulha é a segunda colocada, com 51,21 km² e a Nordeste fica em terceiro, com 39,46 km². Completam a lista, as regionais Oeste (36,06 km²); Norte (32,67 km²); Centro-Sul (31,85 km²); Noroeste (30,17 km²); Venda Nova (29,27 km²) e Leste (27,98 km²). 
 
 

13/03/2018. Mapa Prodabel - Barreiro. Foto: Prodabel/Divulgação