16 December 2022 -

Foto: PBH/ Divulgação
Prodabel comemora certificação conjunta nos cursos de TI
criado em 16/12/2022 - atualizado em 16/12/2022 | 13:39
A Prodabel certificou mais de 5 mil pessoas – de diversos públicos - em cursos nas modalidades de Educação a Distância (EaD) e presencial. Para marcar as conclusão das formações neste ano, nessa quinta-feira (15) 160 alunos de Informática Aplicada ao Mercado de Trabalho, Infraestrutura de Telecomunicações e Redes de Computadores e o de Programação Web voltada para o mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos em parceria com a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) e com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) participaram de cerimônia de certificação.
O evento aconteceu no Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga, ao lado do prédio da Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel e reuniu representantes da Regional Nordeste, da Assprom e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
“Com a Assprom capacitamos mais de 20 jovens em cumprimento a medidas socioeducativas, com o objetivo de proporcionar-lhes recolocação profissional no mercado de trabalho”, explica o Superintendente de Inclusão Digital, Wellington Cardoso. “Em parceria com a SLU, por meio da oferta do curso de educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos, buscamos contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do senso crítico dos participantes junto às problemáticas ambientais, em atenção ao princípio da sustentabilidade ambiental”, acrescenta Cardoso.
“Nós não somente comemoramos certificações, mas o oferecimento de oportunidades para a população da nossa cidade”, disse o subsecretário de Trabalho e Emprego, Luiz Otávio Fonseca, que na ocasião representou o secretário Adriano Faria. “Vejo esses jovens, adultos e idosos e sinto a satisfação por fazer parte de um programa de união de esforços com resultados tão relevantes e que salta aos olhos a alegria de testemunhar cidadãos encontrando seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade”, comentou o Presidente da Assprom, Carlos Cateb.
Diego Fernandes foi um dos certificados do curso de Infraestrutura de Telecomunicações e Redes de Computadores. “Mesmo já tendo um curso superior, busquei nesta capacitação a possibilidade de encontrar novo caminho para a minha carreira, em uma área com muitas possibilidades de trabalho”.
Outra aluna que surpreendeu a todos foi Heloísa Garcia. Ela tem 64 anos e descobriu os cursos da Prodabel através da internet, quando estava fora do estado. “Mesmo morando no Rio de Janeiro, tive acesso à plataforma da Prefeitura de Belo Horizonte. Gostei muito e quis fazer os cursos e fiquei tão realizada que fiz questão de vir até a cidade para receber o meu certificado”, comemora.
Formações em 2023
Para o próximo ano novas turmas e cursos serão abertas. Quem garante é o presidente da Prodabel, Leandro Garcia. “Temos um propósito firmado com o nosso prefeito Fuad Noman: queremos intensificar ainda mais nossos cursos, chegando a todas regionais da cidade com os telecentros polo e o programa Vila mais Conectada. Serão milhares de certificações em TIC para uma área com grande demanda de profissionais e em pleno crescimento. Só para o setor de programação, estima-se a necessidade de mais de 600 mil profissionais até 2025 em todo o Brasil”, atesta Garcia.
Notícias Relacionadas
Prefeitura abre novas inscrições para formação gratuita em gastronomia
30/05/2023 | 15:47
Inscritos do concurso de fiscais da PBH têm prova neste domingo (4)
30/05/2023 | 15:30
PBH implanta novo Layout da feira da avenida Afonso Pena
29/05/2023 | 16:22
Prefeitura participa de fórum da Anbiotec, em São Paulo
25/05/2023 | 16:48