Pular para o conteúdo principal

Em uma sala com puffs em formato de frutas, uma turma do Programando Sonhos Delas posa para a foto
Fotos: Divulgação/PBH

Prodabel certifica mais de mil alunos em 2019

09/12/2019 | 11:29 | atualizado em 09/12/2019 | 17:53

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, encerra o ano de 2019 certificando mais de 1,1 mil alunos. Em julho, 465 receberam seu diploma; em dezembro, outros 700 vão concluir os estudos. De janeiro a novembro, mais de 1,5 mil vagas foram ofertadas nos cursos de Novas Mídias, Planilha Eletrônica, Educação Ambiental, Mídias Digitais, mídias sociais e programação.

As aulas foram realizadas na Unidade Ipiranga, Telecentros e Centros de Assistência Social (CRAS). O maior destaque deste ano é o Programando os Sonhos Delas, projeto responsável pela formação em programação web de 100 mulheres que vivem em situação em vulnerabilidade social e podem, a partir do acesso e desenvolvimento das novas tecnologias, se qualificarem para o mercado.

A diversidade é o que mais chama atenção nas turmas. Pessoas de idades e pensamentos distintos buscam um mesmo objetivo: recomeçar. A design de interiores Elaine Reis da Silva, de 41 anos, encontrou no Programando Sonhos Delas uma nova oportunidade de crescer. “O curso de programação está abrindo a minha mente, nunca imaginei chegar tão longe. Assim que concluir o curso eu espero entrar logo no mercado de trabalho”, afirma.

A Unidade Ipiranga é a vertente social da Prodabel e tem como objetivo incluir um número cada vez maior de pessoas no mundo cibernético. Nesse ano, a diretoria de Inclusão Digital traçou metas para ampliar o número de vagas ofertadas para a população, expandiu a entrega de computadores recondicionados para projetos sociais, escolas, telecentros e centros culturais.

Todas as metas propostas foram alcançadas. Em 18 meses, 2,1 mil  computadores foram entregues para várias cidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, conveniadas com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação. De janeiro a novembro, mais de 1,5 mil novas vagas foram disponibilizadas nos oito cursos de tecnologia da informação e comunicação.

Para o superintendente de Inclusão Digital, Wellington Ferreira Cardoso, é uma recompensa ao esforço. “Mais do que nos preocuparmos com números, desejamos a cada dia incluir pessoas no mundo da tecnologia. Esse trabalho só é possível em conjunto”, comenta.

Todos os cursos ofertados pela Unidade Ipiranga são gratuitos e os alunos recebem vale-transporte e lanche no local. Para outras informações ligue 3277-6064.

 

09/12/2019. Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel certifica mais de mil pessoas em 2019. Fotos: Divulgação/Prodabel


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23