Pular para o conteúdo principal

Em uma sala com puffs em formato de frutas, uma turma do Programando Sonhos Delas posa para a foto
Fotos: Divulgação/PBH

Prodabel certifica mais de mil alunos em 2019

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, encerra o ano de 2019 certificando mais de 1,1 mil alunos. Em julho, 465 receberam seu diploma; em dezembro, outros 700 vão concluir os estudos. De janeiro a novembro, mais de 1,5 mil vagas foram ofertadas nos cursos de Novas Mídias, Planilha Eletrônica, Educação Ambiental, Mídias Digitais, mídias sociais e programação.

As aulas foram realizadas na Unidade Ipiranga, Telecentros e Centros de Assistência Social (CRAS). O maior destaque deste ano é o Programando os Sonhos Delas, projeto responsável pela formação em programação web de 100 mulheres que vivem em situação em vulnerabilidade social e podem, a partir do acesso e desenvolvimento das novas tecnologias, se qualificarem para o mercado.

A diversidade é o que mais chama atenção nas turmas. Pessoas de idades e pensamentos distintos buscam um mesmo objetivo: recomeçar. A design de interiores Elaine Reis da Silva, de 41 anos, encontrou no Programando Sonhos Delas uma nova oportunidade de crescer. “O curso de programação está abrindo a minha mente, nunca imaginei chegar tão longe. Assim que concluir o curso eu espero entrar logo no mercado de trabalho”, afirma.

A Unidade Ipiranga é a vertente social da Prodabel e tem como objetivo incluir um número cada vez maior de pessoas no mundo cibernético. Nesse ano, a diretoria de Inclusão Digital traçou metas para ampliar o número de vagas ofertadas para a população, expandiu a entrega de computadores recondicionados para projetos sociais, escolas, telecentros e centros culturais.

Todas as metas propostas foram alcançadas. Em 18 meses, 2,1 mil  computadores foram entregues para várias cidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, conveniadas com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação. De janeiro a novembro, mais de 1,5 mil novas vagas foram disponibilizadas nos oito cursos de tecnologia da informação e comunicação.

Para o superintendente de Inclusão Digital, Wellington Ferreira Cardoso, é uma recompensa ao esforço. “Mais do que nos preocuparmos com números, desejamos a cada dia incluir pessoas no mundo da tecnologia. Esse trabalho só é possível em conjunto”, comenta.

Todos os cursos ofertados pela Unidade Ipiranga são gratuitos e os alunos recebem vale-transporte e lanche no local. Para outras informações ligue 3277-6064.

 

09/12/2019. Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel certifica mais de mil pessoas em 2019. Fotos: Divulgação/Prodabel