Pular para o conteúdo principal

Trailer da Guarda Municipal com os dizeres "Unidade de segurança preventiva Guarda Civil Municipal" e o brasão de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

Prodabel adapta rádio comunicador à Unidade Móvel da Guarda Municipal

criado em - atualizado em
A Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel) fez a doação de um rádio 5Ghz à Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH). O equipamento vai permitir à instituição usar sua Unidade de Segurança Preventiva (USP) para captar e transmitir ao Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) imagens em tempo real de locais onde não existam câmeras disponíveis. O rádio 5Ghz vai permitir a conexão da Unidade Móvel com redes sem fio disponíveis, esteja ela em algum ponto de hotspot da Prefeitura ou pertença a alguma empresa ou estabelecimento parceiro.

Utilizada em grandes eventos e operações da Guarda Municipal, a USP já contava com cinco câmeras e computadores no veículo. Com a instalação do rádio comunicador, feita pela Diretoria de Infraestrutura da Prodabel, a troca de informações e contato com alguma base ou com o próprio COP-BH agora poderá ser feito de forma ágil, permitindo até a transmissão de imagens e acesso ao banco de dados sem a necessidade de fios de rede, já que o equipamento funcionará como uma espécie de antena.

 A tecnologia será utilizada como projeto piloto para a USP e, após ser validada pela Guarda Municipal, poderá ser estendida para outras unidades. Segundo o técnico da Superintendência de Engenharia de Rede da Prodabel, Márcio Freire Ramos, essa facilitação no trabalho de conexão de rede da Unidade Móvel da GMBH será de fundamental importância para qualidade do patrulhamento realizado com o veículo.

Para o inspetor Alysson Viana Carvalho, responsável pela Inspetoria de Segurança Física da Guarda Municipal, a chegada dos equipamentos possibilitará autonomia e uma significativa ampliação de atendimento prestado à população com a utilização da USP. “Ganhamos independência para ir a todos os lugares da cidade, sem ter que nos preocupar se conseguiremos ter acesso à internet. Em nossos testes, conseguimos transmitir imagens de qualidade ao COP até mesmo com o veículo em movimento”, revelou.
 

Unidade Móvel

O trailer itinerante da Guarda Municipal denominado como Unidade de Segurança Preventiva (USP) foi inaugurado em dezembro de 2017, destinado a ser utilizado, prioritariamente, em locais com grande concentração de pessoas, como jogos de futebol, shows e demais eventos que ocorram na cidade. A Unidade Móvel é operada por agentes da Guarda Municipal que atuam mediante planejamento prévio, com foco na prevenção contra furtos e roubos a transeuntes. Os guardas municipais do trailer também agem na no combate a flanelinhas, na atuação no trânsito e na orientação preventiva ao cidadão. Equipado com computador e acesso à internet, possui também infraestrutura adequada para garantir o bem-estar do agente de segurança durante o período de permanência no veículo, com banheiro, geladeira e micro-ondas.
 

04/10/2018. Equipamento para a Guarda Municipal. Fotos: Prodabel/Divulgação