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Procon-BH reúne dicas e orientações para consumidores durante a Black Friday
Foto: Arte/PBH

Procon-BH reúne dicas e orientações para consumidores durante a Black Friday

criado em - atualizado em

O Procon-BH, serviço de atendimento da Prefeitura de Belo Horizonte ao consumidor, disponibilizou material on-line com orientações para assegurar que os consumidores usufruam das promoções com consciência e segurança nesta Black Friday.

A cartilha reúne diretrizes e dicas para que o tradicional período de promoções realizadas nas últimas semanas de novembro seja aprovado de maneira mais eficiente.

Dicas

Pesquisa e planejamento

Antes de sair às compras, a dica é clara: pesquise e planeje. Conhecer os preços médios dos produtos fora da temporada de promoções ajuda a identificar verdadeiras ofertas. Além disso, fazer uma lista prévia do que se necessita evita compras impulsivas, enquanto o planejamento antecipado proporciona uma visão clara das condições de pagamento e das políticas de troca e devolução das lojas.

Preços e custos adicionais

Durante a Black Friday, é essencial prestar atenção aos preços e evitar surpresas desagradáveis no momento do pagamento. Certificar-se de que os valores estão visíveis e afixados nos produtos é uma prática inteligente. Também é crucial ficar atento aos custos adicionais, especialmente os relacionados ao frete, para não comprometer os descontos obtidos nos produtos.

Segurança nas compras on-line

Para as compras on-line, o Procon-BH destaca a importância de verificar se o site utiliza o protocolo HTTPS e exibe o ícone de cadeado fechado na barra de endereço. Para transações com cartão de crédito, a sugestão é optar pelo cartão virtual temporário, proporcionando maior segurança contra fraudes. Manter os e-mails de confirmação, atualizar o antivírus e criar senhas exclusivas para cada site são práticas adicionais para uma experiência de compra online segura.

Condições de garantia e troca

Quando o assunto é a garantia e troca de produtos e serviços, o consumidor deve conhecer as diferentes modalidades de garantia: legal, contratual e estendida.

Garantia Legal: Estabelecida por lei, é obrigatória e abrange defeitos e vícios que o produto ou serviço possa apresentar em um determinado período, independentemente da garantia oferecida pelo fabricante ou fornecedor.

Garantia Contratual: É a garantia oferecida pelo fabricante ou fornecedor, além da garantia legal. Suas condições e prazos podem variar, sendo importante que o consumidor esteja ciente dos termos específicos antes da compra.

Garantia Estendida: Trata-se de uma garantia adicional oferecida por alguns estabelecimentos, cobrindo um período além da garantia legal e contratual. No entanto, é essencial avaliar se essa opção é realmente necessária, considerando o custo adicional envolvido.

“Fica também o alerta do Procon-BH para que os consumidores estejam atentos a possíveis embutimentos de valores de garantia nos produtos, uma prática que, se identificada, deve ser denunciada. Além disso, é aconselhável verificar as condições de troca e garantia, especialmente no caso de produtos com defeitos ou itens de mostruário, para evitar surpresas desagradáveis após a compra”, explica a diretora Ana Paula Castro.

Ofertas enganosas

A diretora do Procon-BH enfatiza que, para evitar cair em possíveis fraudes, os consumidores devem desconfiar de preços muito abaixo da média. “É recomendável armazenar informações sobre as ofertas, como folhetos, imagens, links e dados da compra, a fim de verificar se a oferta foi cumprida. Práticas enganosas devem ser denunciadas ao Procon, e os consumidores devem ficar atentos a possíveis alterações de preço no carrinho de compras”.

Lembre-se, além dessas dicas, é fundamental estar informado sobre seus direitos como consumidor e denunciar práticas fraudulentas para os órgãos competentes. O Procon-BH está comprometido em zelar pelos direitos dos consumidores durante a Black Friday e em qualquer época do ano.

Atendimento

O consumidor pode solicitar o atendimento on-line do Procon-BH e acompanhar remotamente o andamento do pedido; e também pode agendar, no Portal da PBH, o atendimento presencial no Procon do BH Resolve ou do NIACon.

Procon do BH Resolve 

Endereço: Avenida Santos Dumont, 363, 1º andar - Centro.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h10 às 17h, sendo a última senha de atendimento às 16h30.

Procon do Núcleo Integrado de Atendimento ao Consumidor (NIACon)

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 2.051, Lourdes.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.