15 July 2025 -
O planejamento operacional realizado pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte garantiu tranquilidade aos participantes do Arraial de Belô no primeiro fim de semana do evento. Mesmo com um público flutuante superior a 10 mil pessoas ao longo dos três dias, não foi registrada nenhuma ocorrência criminal relacionada à festa, resultado que reforça a importância das ações preventivas e do cuidado com a população. Segundo levantamento do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), foram registradas apenas 9 ocorrências ao longo do fim de semana, sendo a maioria relacionada a estacionamento irregular.
A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) realizou patrulhamento a pé e presença ativa de agentes nas áreas do entorno do Mineirinho, promovendo segurança e acolhimento ao público.
Durante a operação, foram realizadas 280 orientações de segurança ao público com abordagens com objetivo de alertar aos participantes sobre comportamentos de risco, como o uso de celulares em meio à multidão, objetos de valor expostos, além de condutas que podem facilitar furtos em ambientes com grande circulação de pessoas.
A atuação da SMSP incluiu ainda o suporte à fiscalização do trânsito nas imediações do Mineirinho e nas principais vias de acesso ao local, contribuindo para a fluidez do tráfego, a mobilidade urbana e a segurança na chegada e saída do público.
O COP-BH também reforçou as equipes durante o evento, com o objetivo de garantir que a festa não gerasse impactos negativos sobre o funcionamento da cidade. Além disso, montado ainda um Posto de Comando, na modalidade virtual, que permitiu maior agilidade no atendimento às ocorrências e respostas mais rápidas às demandas operacionais.