Pular para o conteúdo principal

Primeira semana do Carnaval de BH tem mais de 40 cortejos nas ruas da cidade
Foto: Léo Lara

Primeira semana do Carnaval de BH tem mais de 40 cortejos nas ruas da cidade

criado em - atualizado em

O Carnaval de Belo Horizonte está de volta a partir do próximo sábado (27), com a realização de 48 cortejos nas ruas da cidade na primeira semana de folia, em período compreendido entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Para 2024, são esperados mais de 500 desfiles dos Blocos de Rua.  Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte.

 

“Com uma programação extensa, plural e descentralizada, Belo Horizonte está pronta para mais um carnaval. Serão quase 50 cortejos nessa primeira semana de folia. A Prefeitura de Belo Horizonte coloca à disposição toda sua infraestrutura para qualificar a festa e diminuir os impactos que um evento dessa magnitude gera. O carnaval é para os blocos, as escolas, o povo da cidade e os turistas que nos prestigiarão, eles são os principais atores do festejo”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Abrindo a folia na cidade, no dia 27 de janeiro, o Bloco Tchanzinho Zona Norte faz seu tradicional cortejo na Pampulha, a partir das 9h, levando ao público muitas canções autorais e famosos hits do axé music. A concentração acontece na na rua Izabel Bueno, 1415, no bairro Jaraguá. Às 11h, o Bloco Trema na Linguiça, um dos pioneiros no Carnaval de Belo Horizonte, se apresenta no bairro Santo Antônio, com concentração na rua Benvinda de Carvalho, 277. Valorizando a Música Popular Brasileira, o Bloco Cefet com Banana faz seu desfile a partir das 12h, saindo da avenida Brasil, 1145, no bairro Funcionários.

 

Ainda no dia 27, no período da tarde, o Bloco Tapa de Mina, que une e capacita mulheres por meio de instrumentos de percussão, fará seu cortejo às 13h, com concentração na rua Maria Carmem Valadares, 194, Santa Efigênia. A Fanfarra Feminina Sagrada Profana, fundada no ano de 2016, irá se apresentar pelas ruas da Região Central da capital, valorizando grandes nomes femininos da história da música. A concentração acontece às 14h, na rua  Aarão Reis, 570. No mesmo local, o Bloco Tamborins Tantãs fará seu clássico desfile às 15h30. O grupo tem como característica levar alegria e brincadeiras entre bateria e foliões, sempre brindando o amor, a paz e a loucura. O desfile irá contar a história da música pelo mundo.

 

No dia 28 de janeiro, o Bloco Bruta Flor, composto exclusivamente por mulheres, apresentará ao público muito empoderamento, representatividade e fortalecimento através de um repertório autoral feito por artistas de Belo Horizonte. O bloco se concentra na rua da Bahia, 19, no Centro da cidade, a partir das 10h. O Babadan Banda de Rua, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste. A concentração ocorre na Praça XV de Junho, 23, no bairro Bonfim, a partir das 11h. O Bloco Movat BH foca sua apresentação no orgulho e na visibilidade das pessoas trans e travestis, e sairá da rua Rio de Janeiro, 700, às 14h.

 

Fechando a primeira semana de folia na cidade, na sexta-feira (02/02), a Associação dos Blocos Afros de Minas Gerais (ABRAFO) realiza seu cortejo na Praça Dalva Simão, 150, no bairro São Luiz, na Pampulha. Os sete blocos que compõem a associação trarão como temas do desfile a promoção da igualdade racial e da cultura afro-brasileira e o combate à intolerância religiosa. No mesmo dia, o bloco Abre Te Sésamo desfila na avenida Afonso Pena homenageando o cantor Raul Seixas, criando novas versões rítmicas para as músicas do artista baiano. A concentração acontece a partir das 19h, na altura do número 378.

 

Para a folia de 2024, haverá gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade.

 

Carnaval de Belo Horizonte 2024

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

 

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

 

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.