Pular para o conteúdo principal

Primeira mulher trans a assumir Diretoria LGBT, Gisela Lima tem posse popular
Foto: PBH/ Divulgação

Primeira mulher trans a assumir Diretoria LGBT, Gisella Lima tem posse popular

criado em - atualizado em

No mês em que é celebrado o Orgulho LGBT, Belo Horizonte tem, pela primeira vez em sua história, uma mulher trans à frente da Diretoria de Políticas para a População LGBT. Gisella Lima assumiu o cargo em 25 de abril deste ano e hoje participa da posse popular, realizada pelo movimento social LGBT no município. A posse será nesta sexta-feira, às 19h, no Armazém do Campo (Av. Augusto de Lima, 2136 - Barro Preto). 

Antes de sua chegada à PBH para coordenar os trabalhos da pasta que se dedica às políticas públicas voltadas para a população LGBT, Gisella atuou em ONGs e na administração pública estadual. Há mais de 17 anos atua na defesa dos Direitos Humanos, tendo destaque em conselhos, comitês e organização de eventos. Foi Conselheira Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher e integrante do Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT do Estado de Minas Gerais (2016-2017), colaborando na criação do Ambulatório Trans que tem como prioridade o atendimento do processo transssexualizador.

"Avalio que, assumir este cargo é um marco histórico na cidade de Belo Horizonte. É um lugar desafiador e de total comprometimento. A Diretoria já existia antes da minha chegada, mas ter a direção pela primeira vez de uma pessoa trans é muito importante na perspectiva da política para  que as pessoas LGBT consigam se reconhecer na gestão da sua cidade. Ainda temos muito que avançar. Meu objetivo como gestora não será de caminhar isolada. Uma das nossas prioridades é aproximar a diretoria da população e dos movimentos sociais. Fazer com que a população também participe das construções de políticas públicas e abrir um espaço de diálogo", afirmou Gisella Lima.

“Será um momento importante e celebrativo, que marcará a história de nossa cidade. Gisella é a primeira mulher trans a assumir a pasta. Sua nomeação significa o protagonismo popular e uma reparação histórica no poder público de Belo Horizonte. É uma dupla conquista: de Gisella e do movimento social. Com isso, queremos estreitar as relações, ampliar as políticas públicas e abrir novos caminhos”, escreveu o CELLOS-MG, responsável pela posse popular.

 

A Diretoria de Políticas para a População LGBT

 

A Diretoria de Políticas para a População LGBT, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte que compõe o organograma da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), tem como objetivo estratégico a elaboração e implementação de políticas públicas que visem ao combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero e promovam e garantam os direitos humanos e a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no município.

 

O Decreto 16.580/2017 criou a Coordenadoria dos Direitos da População LGBT, e reconheceu o Centro de Referência LGBT enquanto equipamento público constante na estrutura da Prefeitura de BH. Na reforma administrativa de 2017, as Coordenadorias vinculadas à pasta de Direitos Humanos assumiram status de Diretorias, passando a chamar Diretoria de Políticas para População LGBT.