Pular para o conteúdo principal

Primeira edição do ano do Fórum Qualifica BH! abordou o empreendedorismo
Foto: PBH/Divulgação

Primeira edição do ano do Fórum Qualifica BH! abordou o empreendedorismo

criado em - atualizado em

A primeira edição de 2024 do Fórum Qualifica BH! foi realizada no dia 22 de fevereiro, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), e abordou temas como Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), entidades de formação profissional, associações empresariais e de trabalhadores, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil.

 

O subsecretário de Trabalho e Emprego da SMDE, Luiz Otávio Fonseca, destacou a importância do Fórum Qualifica BH! para o desenvolvimento profissional e articulações para o fomento do ecossistema de negócios em Belo Horizonte.

 

A ação contou também com palestras de Marco Croco, diretor-executivo do BH TECH que realizou uma apresentação, ressaltando o papel do parque tecnológico no estímulo à inovação e ao empreendedorismo do município e entorno.

 

Diversos palestrantes compartilharam conhecimentos e experiências. Sabrina Mendes, professora universitária, co-fundadora e head do projeto CHICAS, apresentou o novo curso de pós-graduação da PUCMINAS sobre Designs Futuros, Inovação e Estratégia, oferecendo insights sobre o futurismo, tendências e demandas do mercado de trabalho.

 

Gustavo Amaral, CEO da Tuto Digital, plataforma de treinamento que utiliza inteligência artificial e gamificação para auxiliar no desenvolvimento profissional, salientou que “a inteligência emocional, coragem para tomar decisões e capacidade de engajar são as principais competências para ser competitivo no mercado. Para tornar isso possível é necessário seguir uma metodologia e utilizar a ferramenta certas, como Inteligência Artificial e Gamificação”.

 

Vinícius Pereira, diretor de Marketing da Prime TS, empresa de TI, marcou presença ressaltando que colocar as pessoas no centro de uma empresa é mais que uma estratégia, é um compromisso com o sucesso sustentável.

 

Encerrando o encontro, Joel José Passos, Diretor Executivo da Nanonib, empresa que utiliza nióbio para criar soluções para diversos setores, apresentou as aplicações do metal no campo farmacêutico, energético, agrícola e de cosméticos, conduzindo os participantes em uma visitar a fábrica da Nanonib instalada no parque tecnológico.

 

O Fórum Qualifica já se prepara para sua próxima edição, que terá como tema o Empreendedorismo Feminino, investimento e acesso ao crédito. A realização está prevista para o próximo dia 21 de março e ocorrerá de forma virtual. Mais informações podem ser acessadas no Portal da PBH.