Pular para o conteúdo principal

Prevenção ao crime se destaca entre as ações da Guarda Municipal no Hipercentro
Foto: PBH/ Divulgação

Prevenção ao crime se destaca entre as ações da Guarda Municipal no Hipercentro

criado em - atualizado em

Mais de mil abordagens, 29 encaminhamentos a delegacias de pessoas com mandados de prisão em aberto ou outras situações, 2,1 mil visitas a comércios. Esses são os destaques do balanço da Operação Hipercentro Seguro, mantida desde março pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), como parte do Programa de Requalificação do Centro, o Centro de Todo Mundo.

As mudanças implementadas na área da Segurança foram baseadas em um plano estratégico com aumento efetivo de agentes nas ruas, praças e nas regiões de comércio intenso. Houve ainda investimento na ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da capital. O foco da operação é a atuação preventiva para a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população.

 

Os agentes ainda atuaram em 6.849 orientações preventivas para pessoas expostas ao risco de furtos e 15.260 informações diversas prestadas a turistas e à população em geral.  

 

Para Rogério Cândido, proprietário de um empório de laticínios na rua da Bahia, a presença constante dos guardas tem trazido tranquilidade até para os clientes. “Todos nós ficamos mais tranquilos só de saber que estamos incluídos na ronda de patrulhamento deles. Isso afasta os criminosos”, destaca. 

De acordo com Antônio Augusto, morador de um condomínio na rua Carijós, nas proximidades do viaduto de Santa Tereza, a presença intensiva da Guarda Municipal na região trouxe melhorias significativas à vida dos moradores.

"Moro nesta região há 35 anos e posso afirmar que a presença física dos guardas municipais mudou a vida das pessoas. Antes, éramos vítimas diárias de assaltos, e essa região era ocupada por pequenos traficantes e usuários de drogas. A partir do momento em que um ônibus da Guarda Municipal foi instalado na área do viaduto, a situação se transformou. Espero que esse trabalho continue", afirma.